O documentário “Coração Vagabundo”, do diretor paulista Fernando Grostein Andrade, que narra uma viagem do cantor Caetano Veloso por São Paulo, Nova Iorque, Tókio, Osaka e Kyoto durante o lançamento de seu disco “A Foreign Sound”, teve sua apresentação confirmada durante a terceira edição do Festival de Cinema de Roma, que irá ocorrer entre os próximos dias 22 e 32 de outubro.
Além da homenagem ao cantor brasileiro, que estará presente no dia da exibição, os organizadores do Festival confirmaram a entrega de um prêmio ao Actor’s Studio pelo ator Al Pacino e a apresentação de uma homenagem à dança na história do cinema assinada pelo cineasta norte-americano Michael Cimino.
Entre os primeiros títulos anunciados oficialmente para o Festival está “Der Baader Meinhof Complex”, de Uli Edel, primeira superprodução a enfocar nos anos da guerrilha urbana na Alemanha Ocidental.
Entre os outros títulos destacados estão “The Duchess” – de Saul Dibb e com Keira Knightley e Ralph Fiennes – sobre a duquesa de Devonshire, antepassada da princesa Diana no século XVIII, e um documentário sobre a vida do rei do reggae Bob Marley, que não será, no entanto, a produção de Jonathan Demme, encarregado pela família do cantor para produzir um filme para 2010, em ocasião do 65º aniversário de nascimento do artista.
Al Pacino estará presente no Festival de Roma para receber o Marco Aurélio de Ouro em nome do Actor’s Studio, a célebre escola de atores nova-iorquina que o festival homenageia ininterruptamente desde sua fundação.
Pacino terá direito a uma pequena retrospectiva de sua carreira, com títulos escolhidos por ele mesmo, e que irá incluir os filmes “Ricardo III – Um Ensaio” (1996), “Chinese Coffee” (2000) e o recém terminado “Salomaybe?” (2008), um experimento sobre a obra de Oscar Wilde “Salomé”, com o ele próprio atuando como rei Herodes.