“Deixa, deixa, deixa, eu dizer o que penso desta vida, preciso demais desabafar…” Difícil não começar a cantar essa música de autoria dos compositores Ronaldo Monteiro e Ivan Lins.
O rapper Marcelo D2 também percebeu isso. Reestilizada à moda D2, a canção acima virou a música de trabalho do carioca que faz hoje um show exclusivo em Curitiba, no Moinho Eventos.
D2 é um músico de personalidade forte, já foi processado e teve shows do Planet Hemp – sua antiga banda que acabou em 2001 – interrompidos por medidas judiciais.
Hoje, a história é outra, carioca da região norte do Rio de Janeiro, D2 é a favor do samba, influência que trouxe de sua infância e que atualmente ganha versões com misturas no mínimo curiosas em seus últimos trabalhos.
Em A arte do barulho, seu CD mais recente, a malandragem das letras do rapper reincorporam as guitarras aceleradas dos tempos de Planet Hemp e passam pelo funk carioca.
Em seu trabalho, é fácil perceber a troca da formação percussiva do samba pelas bases eletrônicas do rap. Essas experimentações já renderam uma indicação ao Vídeo Music Brasil (VMB) da MTV e a sexta posição no ranking Hot 100 Brasil ao músico.
Como misturar e procurar sonoridades novas não são problemas para D2, algumas parcerias aconteceram de forma inusitada na produção de A arte do barulho como, por exemplo, a gravação da faixa com a cantora Zuzuca Poderosa.
O funk presente em Meu tambor traz a voz marcante da carioca que cruzou com Marcelo D2 no espaço virtual do Myspace. Esta foi a primeira música do disco, feita no final de 2007 em um dos muitos estúdios montados por D2 para finalizar as composições e as mixagens de A arte do barulho, em sua fazenda no interior do Rio de Janeiro.
Outro destaque do CD é a faixa Minha missão, que conta com a parceria de Roberta Sá. Ao longo do disco, o amigo e padrinho de sua filha, Seu Jorge, Talma de Freitas, Mariana Aydar, o americano Medaphor, além do seu filho Stephan participam das canções e mixagens de D2.
Todas essas misturas testadas com sucesso pelo músico servem como base para o show da noite de hoje, que tem como uma das músicas, a cantarolada no início dessa reportagem: Desabafo.
Também estão no repertório Pode acreditar, Malandragem, Nega, Carta ao presidente, Gueto e Assim que se faz. E, ainda, os sucessos Vai vendo, A maldição do samba e Qual é?, que consagraram ainda mais o músico nas paradas de sucesso.
Incorporado como um dos elementos do hip hop, os efeitos de Fernandinho Beatbox prometem trazer ainda mais energia à apresentação. Samba, música eletrônica, rap, hip hop são apenas alguns dos estilos que o parceiro de D2 no palco faz apenas com a boca e o microfone na mão.
Serviço
O show A arte do barulho, com Marcelo D2. Hoje, às 23h, no Moinho Eventos (Rua Desembargador Westphalen, 4000, Rebouças). Para o primeiro lote, os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). As entradas podem ser adquiridas nas Lojas 30 Pés, Armazém Tavares e no Yankee American Bar. Informações: (41) 3342-1001.