Do escambo até o valorizado real

Um espetáculo teatral baseado na realidade brasileira, que de maneira leve e divertida fala sobre a história econômica do País desde o tempo dos portugueses até a atualidade. Assim é Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem, que reestréia em Curitiba no próximo dia 9, no Teatro José Maria Santos.

A peça, encenada pelo grupo A Arte da Comédia, nasceu de um longo processo de pesquisa e criação iniciado em 2005, no Ateliê de Criação Teatral (ACT), comandado pelos atores Luís Melo e Nena Inoue. Todo texto foi concebido através da improvisão dos atores sobre um roteiro pré-definido, a partir do qual surgiram os primeiros diálogos.

?O espetáculo surgiu a partir de estudos sobre a comédia Dell?Arte (estilo de comédia italiano que se baseava na arte do improviso). Tem um estilo altamente popular, mas não populista. Busca atingir a todos e, através de uma série de personagens, contar um pouco da história do Brasil?, afirma o diretor do espetáculo, Roberto Inocenti.

Para representar as personagens, todos os atores utilizam máscaras, o que é um atrativo a mais no espetáculo. ?Na história do teatro, a máscara sempre serviu para identificar os mais variados tipos de personagens?, diz Inocenti. Elas foram criadas em couro pelo próprio diretor e, no ano passado, contribuíram para que Aconteceu no Brasil ganhasse o troféu Gralha Azul (prêmio mais importante do teatro do Paraná) de melhor adereço.

Ainda em 2007, o espetáculo foi contemplado com outros três troféus Gralha Azul: melhor espetáculo (categoria geral), melhor atriz (Martina Gallarza) e melhor direção (Roberto Innocente). Além disso, recebeu o prêmio Epidauro 2007 de melhor espetáculo, concedido pelo consulado da Grécia do Paraná e Santa Catarina; e diversas premiações no 31.º Festival de Teatro de Pindamonhangaba (SP) e no 11.º Festival Nacional de Teatro de Americana (SP).

Serviço: Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem. Onde: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655). Quando: de 9 de maio a 1.º de junho. Horário: sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingressos: R$ 14,00 e R$ 7,00 (meia).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo