As férias de julho já começaram para muita gente e quem optou por não viajar e ficou em Curitiba não irá se arrepender.
Diversão e é que não vai faltar, a programação cultural de julho está intensa e bem variada. Até o final do mês, os espaços culturais da cidade estão oferecendo diversas opções de lazer.
Tanto nos teatros quanto nos cinemas, serão disponibilizadas atrações para todas as idades, gostos e bolsos.
?Embora muita gente viaje, há também um grande número de pessoas que permanecem na cidade no mês de julho. Por isso, Curitiba está bastante movimentada em relação à programação cultural. Não há desculpas para que ninguém fique em casa nestas férias?, diz Juliana Ceccatto, jornalista responsável pelo guia Curitiba Apresenta, da Fundação Cultural.
Nos cinemas, em cartaz atualmente, os destaques são Wall-E, que tem como protagonistas dois robôs projetados para limpar o lixo deixado pelos seres humanos na superfície da Terra; Kung fu panda, que mostra a história de um urso panda que se torna mestre de kung fu; Hancock, sobre um super-herói beberrão e mulherengo; além de O escafandro e a borboleta, Um amor para toda vida, Agente 86 (que está na sessão desconto, às 15 horas, dos cinemas do Shopping Mueller), entre outros.
Foto: Divulgação |
Um dos filmes mais aguardados do ano, Batman – O cavaleiro das trevas estréia em várias salas de cinema de Curitiba, dia 18 de julho. |
Na Cinemateca, que trabalha com preços populares e também exibe diversas obras com entrada franca, está acontecendo uma mostra de filmes franceses, feita em parceria com a Aliança Francesa.
A mesma ficará em cartaz até a próxima segunda-feira e é composta por diversos filmes, estando a programação completa disponibilizada no site da Fundação Cultural (www.fccdigital.com.br).
No próximo dia 18, em diversas salas da cidade, estréia o esperado Batman – O cavaleiro das trevas, mais uma aventura já bastante comentada do herói em Gotham City.
Estão abertas também as inscrições para as oficinas do 2.º Festival Curitibano de Circo, que acontece de 17 a 20 de julho, uma promoção da companhia Trip Circo, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. As oficinas englobam todas as técnicas circenses de malabares, acrobacias, equilíbrio e clown.
Na área das artes cênicas, o Teatro Lala Schneider, na rua Treze de Maio, é um dos que tem uma programação bastante ampla. No local, acontece o Festival de Comédias Clássicas Brasileiras, composto por quatro peças de autores brasileiros de comédia do século XIX, como Arthur Azevedo, Martins Pena e França Jr.
Os horários e preços dos espetáculos podem ser conhecidos no endereço www.teatrolala.com.br. Já a companhia Máscaras de teatro está apresentando, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel), um festival de férias. Os espetáculos, direcionados às crianças, acontecem nos sábados e domingos, às 16 horas.
Para quem tem um dinheirinho a mais para gastar, a opção é Os produtores, um musical de sucesso da Broadway adaptado por Miguel Falabella, que será apresentado nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27, no Teatro Positivo.
A Hellooch, casa de shows que tem movimentado a cidade com sua programação musical, recebe em seu palco no fim do mês, dia 27, um dos maiores guitarristas da história, Joe Satriani. A turnê marca o lançamento do álbum Satchafunkilus and the Musterion of Rock, o 13.º do artista, que tem no currículo 15 indicações ao Grammy.
Outras atrações podem ser assistidas no TUC (Teatro Universitário de Curitiba), na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem. Após passar por um período de reforma, o local está reabrindo suas portas para o público, devendo apresentar espetáculos relacionados a diversas expressões artísticas, como dança, música, teatro e artes visuais. Nos dias 24 e 31, às 19h30, acontecem shows das Bandas de Garagem, com ingressos a R$ 3,00 e R$ 1,50.