Os Doutores da Alegria, instituição pioneira no Brasil responsável por levar a arte do palhaço a crianças e adolescentes hospitalizados, estão completando 13 anos de fundação. No dia 7 de novembro, às 21h, o canal Discovery Health exibirá um documentário de uma hora de duração sobre o trabalho realizado por essa organização. Trata-se da produção original Doutores da Alegria, um especial em que médicos e outros profissionais de saúde, pacientes e seus familiares, e os próprios artistas da instituição falam sobre a diferença que esse trabalho faz na vida das crianças visitadas e no ambiente hospitalar como um todo.

Essa produção original do canal Discovery Health, assinada pelas produtoras nacionais Mamo Filmes e Grifa Cinematográfica, mostra as transformações que esses artistas são capazes de provocar num hospital. Atores profissionais especialmente treinados para desempenhar esse trabalho junto aos jovens pacientes hospitalizados, esses “besteirologistas”, como se auto-intitulam, estão sempre a postos para levar arte e alegria a um público mirim que, embora esteja enfrentando as dificuldades de uma internação, possui lá no fundo uma essência saudável que quer brincar.

História

Doutores da Alegria é a primeira produção original do canal Discovery Health filmada inteiramente no Brasil. Tem roteiro e direção de Mara Mourão, da Mamo Filmes e Grifa Cinematográfica, sob a supervisão de Michela Giorelli, diretora de produção e desenvolvimento da rede Discovery Networks Latin America/Iberia. O filme também conta com uma versão inédita em longa-metragem, que deverá ser lançada no circuito cinematográfico em 2005.

Fundada pelo ator Wellington Nogueira, Doutores da Alergia é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, presente em sete hospitais de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e três do Recife, tendo visitado cerca de 350 mil crianças e adolescentes hospitalizados desde 1991. Conta com 37 atores profissionais, que recebem treinamento específico para desempenhar, com todo o cuidado e eficiência, seu trabalho. Inovadora, é ainda a única instituição do gênero no mundo a contar com um Centro de Estudos próprio, responsável por pesquisar e difundir o conhecimento adquirido. Todo esse trabalho vem sendo reconhecido por diversos prêmios nacionais e internacionais: em 2002, foram considerados um dos 50 embaixadores do Prêmio Stockholm Partnership (Parcerias de Estocolmo para Cidades Sustentáveis), da Suécia. Já em 1998 e 2000, um júri internacional da Divisão Habitat da ONU os elegeu como uma das 40 Melhores Práticas Globais.

continua após a publicidade

continua após a publicidade