As belezas naturais do Paraná estão servindo de cenário para uma microssérie de cinco capítulos que o humorista Renato Aragão deve exibir, na semana do Dia das Crianças (12 de outubro), na Rede Globo de Televisão.

continua após a publicidade

Ao longo deste último mês, gravações foram feitas em São José dos Pinhais; no Buraco do Padre, em Ponta Grossa; e no Parque Estadual de Campinhos, no município de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba. Neste último local, as cavernas existentes foram utilizadas como set.

Daniel Caron
Tânia Mara: “experiência ótima”.

“Os cenários naturais encontrados aqui no Paraná são muito surpreendentes. Nunca vi um espetáculo tão bonito quanto a cachoeira do Buraco do Padre, por exemplo. A trilha que leva até lá é um pouco difícil de percorrer com os equipamentos de gravação, mas vale muito a pena. Só procuro lugares bonitos para realizar meus trabalhos. Muitas vezes, o roteiro começa pela locação”, afirma Renato.

A microssérie, que faz parte de um projeto intitulado Acampamento de férias, conta a história de um grupo de adultos e crianças que se perdem na mata durante um acampamento.

continua após a publicidade

Um ano depois, eles voltam ao local e a personagem Didi Mocó (de Renato) encontra a fonte da juventude. Também fazem parte do elenco a atriz Gabriela Duarte, que faz par romântico com Rodrigo Veronese, a cantora Tânia Mara, Caetano Omailhan e o curitibano Raniere Gonzalez.

Do elenco infantil, fazem parte seis crianças, entre elas Lívian Aragão (que faz Lili), de 10 anos, e Eike Duarte (que participou da novela Negócio da China), de 12.

continua após a publicidade

“Trabalhar com o meu pai (Renato Aragão) é muito bom. Ele me ajuda bastante e me ensina muita coisa. Quero muito seguir a carreira de atriz, quando crescer. Adoro gravar. Repetimos as cenas várias vezes e sempre procuro fazem melhor”, conta Lívian, que também diz ter adorado fazer a microssérie no Paraná. “É tudo muito bonito. Adorei a cachoeira (do Buraco do Padre) e foi a primeira vez que vi uma caverna (a de Campinhos).”

Segundo o diretor da microssérie, Marcus Figueiredo – que já tem uma parceria de seis anos com o intérprete de Didi (eles já fizeram juntos cinco longametragens e três especiais de TV de final de ano, inclusive o que vai ao ar na virada de 2009 para 2010, intitulado A princesa e o vagabundo) – a história que está sendo gravada é bastante lúdica e tem muita aventura.

“Na história, precisávamos de cavernas para fazer a transição de um mundo para outro. Queríamos fugir um pouco do visual do Rio de Janeiro e as paisagens do Paraná foram consideradas ideais”, declara.

Nas gravações, o elenco conta com uma verdadeira “estrutura de guerra”. São diversas vans e pessoas que carregam equipamentos de um lado para outro. Tanto em Ponta Grossa quanto em Tunas do Paraná, os técnicos encontraram diversas dificuldades em função da topografia dos lugares e do frio. Porém, não mediram esforços para que tudo desse certo, acordando sempre bastante cedo e trabalhando até o cair do dia.

“Apesar das dificuldades, o clima sempre foi muito descontraído nas gravações. A equipe acaba se tornando uma família e uns dão força aos outros”, comenta Tânia Mara, em sua primeira participação como atriz. “Não tenho planos de ser atriz. Minha praia é a música. Porém, este trabalho com Renato Aragão tem sido uma ótima experiência. É emocionante trabalhar com ele, pois assisti todos os filmes dos “Trapalhões,” no cinema.”