O dicionário Aurélio é um dos principais glossários do idioma português no Brasil. Foi lançado pela primeira vez em 1975 e acabou se tornando fonte de consulta obrigatória tanto para estudantes e professores quanto para profissionais de diversas áreas que buscam escrever de maneira correta.

continua após a publicidade

Neste mês de maio, se estivesse vivo, o criador do dicionário Aurélio, o professor de língua portuguesa e lexicógrafo alagoano Aurélio Buarque de Holanda (1910-1989), estaria completando cem anos de vida.

Em comemoração, a Editora Positivo, detentora dos direitos autorais de publicação do dicionário desde o ano de 2003, irá lançar uma edição comemorativa e limitada da obra.

“Será uma versão de luxo, numerada, que será distribuída a cem pessoas escolhidas pela editora por contribuírem com a sociedade por meio de suas atividades, valorizando a língua portuguesa e a educação”, explica o diretor-geral da Positivo, Emerson Santos.

continua após a publicidade

Após ser lançado pela primeira vez, o Aurélio foi publicado nas versões Miniaurélio, Médio Dicionário Aurélio e Dicionário Aurélio Infantil da Língua Portuguesa.

“Como obra de referência constantemente atualizada e aprimorada, o dicionário Aurélio cresceu e modernizou-se, sem, contudo, descaracterizar-se ou fugir aos critérios estabelecidos pelo professor Aurélio, seu autor”, diz a lexicógrafa (autora de trabalho sobre o vocabulário) do dicionário Aurélio, Renata Menezes da Silva.

continua após a publicidade

“O dicionário Aurélio é, sem dúvida, um dos grandes nomes da lexicografia da língua portuguesa, especialmente do português do Brasil. Assim, ele se mantém até hoje”.

Recentemente, o Aurélio também ganhou versões em CD-ROM e on-line, o que permitiu que a obra fosse consultada pelo computador. “Assim como todos os produtos da família Aurélio, as versões em CD-ROM e on-line também são bem aceitas pelo mercado. O CD-ROM atende a uma demanda de varejo, enquanto a versão on-line é voltada para atender o mercado corporativo”, comenta Emerson.