Diários de Motocicleta, de Walter Salles, vai concorrer a melhor filme não-europeu no European Film Awards 2004, que será entregue dia 11 de dezembro. O longa do brasileiro disputa com pesos pesados: Fahrenheit 9/11, de Michael Moore; Brilho eterno de uma mente sem lembranças, de Michel Gondry; Casa das Adagas Voadoras (House of Flying Daggers), do chinês Zhang Yimou e exibido no Festival do Rio 2004; e Maria cheia de graça, co-produção da Colômbia e dos EUA, de Joshua Marston.
Concorrem, ainda, 2046, de Wong Kar-Wai; Old Boy, de Park Chanwook; Bin Jip (3-Iron), co-produção Coréia e Japão, e Moolaade, de Burkina Faso.
Os outros destaques da lista de indicados para o maior prêmio do cinema europeu são A Má Educação, de Pedro Almodóvar, e Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, com cinco indicações cada um. Ambos disputam nas categorias filme, diretor, roteiro e fotografia. Má Educação ainda tem uma indicação de trilha sonora e Mar Adentro ficou com a esperada indicação de melhor ator para Javier Barden (que deve ser indicado de novo ao Oscar).
Barden, que já ganhou o prêmio europeu por sua atuação como o tetraplégico Manuel Sampedro (de Carne Trêmula, Almodóvar), vai concorrer com um forte favorito, o veterano Bruno Ganz, que interpreta Adolf Hitler em Der untergang. Outro filme com várias indicações é Les Choristes, candidato da França ao Oscar.
Vera Drake concorre a filme e atriz (Imelda Staunton, que já ganhou o prêmio em Veneza e deve ser a vencedora do Oscar). Mas o premiado e elogiado filme de Mike Leigh foi esquecido na categoria de melhor diretor.
A noite de entrega dos prêmios será realizada dia 11 de dezembro com uma noite de homenagens ao diretor espanhol Carlos Saura e à atriz sueca Liv Ullmann.