Foto: Cíciro Back/O Estado

Roberto Frota e Marcos Wainberg são os atores da peça.

continua após a publicidade

O universo masculino posto em evidência em uma conversa descontraída, principalmente quando abordado por dois amigos, costuma render momentos reveladores e muitas vezes o foco se volta para o sexo oposto, as mulheres. O público tem a opção de conferir esse diálogo entre hoje e domingo no Guairinha, com a peça Diálogo dos pênis, com os atores Marcos Wainberg e Roberto Frota. Estreado em 2001 no Rio de Janeiro, o espetáculo já passou por 122 cidades com 737 apresentações e foi visto por quase 500 mil pessoas.

Como a dupla de atores comenta, o Brasil é muito grande e o impacto do título já rendeu ótimas platéias com público entusiasmado, e também alguns problemas. ?Em nossa passagem pelo nordeste, falar em pênis, em diálogo, não foi de grande impacto, tenho a impressão que eles tinham preferência por um nome mais picante, comenta Roberto Frota. Já na passagem pelo interior de Goiás, a mulher de um prefeito chegou a proibir o espetáculo.? E na verdade a peça aborda as preferências masculinas, já que se passa num bar, onde dois amigos têm uma conversa sobre as mulheres. Não existe mistério?, diz.

Entre o público que assistiu Diálogo dos pênis, a maioria é formada por mulheres. Por curiosidade ou pelas risadas, nesta oportunidade os homens da noite (Marcos e Roberto) não vão se silenciar com a presença feminina. Os diálogos abordam os desejos, preferências, fracassos e principalmente o relacionamento com as mulheres. Dois amigos de infância, Beto e Lula, maduros e descasados, soltam a língua em uma conversa de bar e falam do desempenho na cama, casamento e conquistas.

Beto e Lula possuem personalidades opostas e até o final da conversa chegarão num momento crítico de desentendimento. Uma surpresa a se desvendar pode mudar sua amizade. ?As mulheres costumam se identificar com o Beto. Ele não perde tempo e nem é hipócrita. Chega junto e cai em cima das mulheres?, conta Frota, que interpreta o personagem. ?Já Lula costuma ser matreiro, como não tem grandes atributos físicos, ele rodeia as mulheres com frases elogiosas de encher a boca?, afirma Marcos Wainberg.

continua após a publicidade

Para Carlos Eduardo Novaes, que escreveu e dirige a peça, as mulheres não são tão espontâneas quanto os homens em uma conversa de bar. Como o argumento da peça é dele, vale lembrar que o texto foi uma encomenda de Roberto Frota, o público pode esperar por sinceridade e muitos momentos cômicos no palco. ?Acho que o homem ainda tem muitos pudores em relação as mulheres e elas são mais práticas?, diz Wainberg. Somente uma conclusão real os amigos chegam com a : ?Sejam homens ou mulheres, um relacionamento é sempre complicado?, concordam.

Atualmente, Roberto Frota participa da novela Prova de amor, da emissora Record, e escreve um argumento para uma peça teatral. Recentemente um de seus textos teve grande sucesso nas salas de cinema, com Tony Ramos e Glória Pires, em Se eu fosse você. Marcos Wainberg participa da comédia semanal Zorra total, da Rede Globo de televisão.

Serviço:

continua após a publicidade

Peça Diálogo dos pênis com os atores Marcos Wainberg e Roberto Frota, hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 20h, no Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante). Ingressos a R$ 30. Mais informações pelo telefone (41) 3304-7900.