Um país se faz com homens e com livros, já dizia Monteiro Lobato, autor precursor da literatura infantil no Brasil. Ele representa para a literatura nacional o mesmo que o dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de O patinho feio, significa para a literatura mundial. Com Lobato nasceram personagens como Jeca Tatu, Saci Pererê, boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e outros tantos que marcam até hoje o universo infantil. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (hoje) e também ao nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), em Curitiba, a Biblioteca Pública oferece para as crianças durante toda a semana contação e leitura de histórias com o enfoque em Lobato e a importância de se ler desde criança. A convite da Livrarias Curitiba, o escritor e cartunista Ziraldo (O menino maluquinho) vem a Curitiba, hoje, para uma sessão de autógrafos e bate-papo aberto ao público, às 19h, na Praça de Alimentação (piso L4) do shopping Curitiba.
Segundo a coordenadora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Pública do Paraná, Neide Camargo Mutti, como na programação semanal fixa, a Biblioteca vai trabalhar a importância da literatura; esta semana Monteiro Lobato será o centro das atenções nas atividades de leitura e contação de histórias, e também abordarão a importância do Dia Nacional do Livro Infantil. ?Assim como dia 2 de abril temos o Dia Internacional do Livro Infantil, e é ressaltada a figura de Andersen, hoje temos que saudar Lobato, que foi o primeiro autor do Brasil a falar diretamente para as crianças?, afirma. A biblioteca também incentiva a troca e empréstimos de livros. Atualmente a seção de livros infantis conta com 6 mil títulos.
Para a pedagoga Déborah Borges, do Colégio Martinus, bairro Portão, o livro é a fonte de pesquisa básica para a metodologia do colégio. ?Nossa idéia é despertar o hábito de leitura nas crianças. Para isso criamos estratégias e brincadeiras que chamem a atenção, como contar histórias em rodinhas e cobrar dos alunos fazendo com que eles compartilhem de seu aprendizado?, conta. Déborah ainda disse que em 2006 pretendem trazer algum autor para participar desses encontros, o que deve despertar um interesse de leitura ainda maior. ?Vale lembrar que a criança começa a se interessar pela leitura quando vê seus pais lendo, por isso também criamos um clube de leitura onde pais e filhos participam?.
Segundo a Câmara Brasileira de Livros, a venda de títulos infantis cresceu cerca de 10% em 2006. O dado é positivo. Uma das causas é o investimento que algumas editoras têm feito em marketing. Com o fenômeno Harry Potter, a Editora Rocco está na lista de mais vendidos desde o início da febre que o primeiro filme do jovem mágico provocou.
Serviço:
Sessão de autógrafos com Ziraldo, hoje, às 19 horas. Praça de Alimentação do Shopping Curitiba. Programação diária na Biblioteca Pública (Rua Cândido Lopes, 133), mais informações no telefone (41) 3221-4900.