A Assembléia Legislativa aprovou na última terça-feira um projeto de lei que institui o Dia Estadual da Consciência Negra. Caso sancionado pelo governador Roberto Requião (PMDB), o dia 20 de novembro, quando a data é comemorada, passa a ser um feriado oficial no Paraná. A Secretaria de Estado da Cultura também será contemplada com orçamento para realizar eventos em comemoração da data durante o mês de novembro.
O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Fábio Camargo (PTB) a pedido do Instituto Brasil e África (Ibaf). Atualmente, a data é comemorada por entidades militantes do movimento negro com manifestações artísticas e culturais. O projeto prevê que as escolas públicas tenham atividades sobre o assunto durante o mês de novembro, em especial no dia 20, e orçamento para que possam promover eventos relacionados às comemorações.
A data da consciência negra reverencia Zumbi dos Palmares, líder negro do Quilombo de Palmares, reconhecido como herói nacional pelo governo federal em 1995. O presidente do Ibaf, Saul Dorval, afirmou que, entre outras coisas, o projeto é importante porque é mais um dos itens do Estatuto da Igualdade Racial que vai ser cumprido no Paraná. O estatuto está tramitando no Congresso Nacional e deve ser votado ano que vem.