Na maioria das vezes, histórias reais dão origem a filmes chatos e lacrimosos. Outras vezes, na minoria delas, se transformam em longas vigorosos e envolventes. Este é o caso de Todos os Homens do Presidente, de Alan J. Pakula, e Os Gritos do Silêncio, de Roland Joffé, que a Band e o SBT exibem, domingo, às 23h30 e 1h30, respectivamente.
O primeiro conta a história de Carl Bernstein e Bob Woodward, dois jornalistas do Washington Post, que investigam a invasão da sede do Partido Democrático, ocorrido durante a campanha presidencial de 1972, nos Estados Unidos. O trabalho deles resultou em uma autêntica “saia-justa” política que obrigou o presidente Richard Nixon a renunciar em 1974. Reconstituição do famoso escândalo de Watergate, Todos os Homens do Presidente é sempre bom de ver e rever, até como uma lição de democracia.
O roteiro de Gritos do Silêncio também foi inspirado na história real do jornalista Sidney Schamberg, do The New York Times, e do intérprete Haing S. Ngor, médico que sofreu os mesmos infortúnios que o seu personagem no filme. Durante a Guerra do Camboja, jornalista americano conhece e faz amizade com fotógrafo cambojano. Este, porém, é preso num campo de concentração comunista em 1973 e vive dias dramáticos.
Domingo
As Loucas Aventuras de James West
(SBT, 12h40) Wild Wild West, de Barry Sonnenfeld. Com Will Smith, Kevin Kline e Kenneth Branagh. EUA, cor, 1999, 93 min. Aventura. No Velho Oeste americano, dois agentes muito “diferentes”: o intuitivo James West, um herói da guerra civil americana e o racional Artemus Gordon, um criativo inventor, são escalados para localizar e acabar com dr. Arliss Loveless, um louco cientista que planeja matar o presidente dos Estados Unidos.
A Aposta
(Band, 20h30) The Match, de Mick Davis. Com Max Beesley, Isla Blair e James Cosmo. Inglaterra, cor, 1999, 96 min.
Comédia. Comédia romântica que acontece em uma pequena vila inglesa. Lá, dois bares disputam a clientela. Há o mais tradicional, que acolhe todos os bêbados da pequena vila desde sempre, e o mais moderno, chique. Uma partida de futebol é marcada para resolver definitivamente qual bar permanecerá, uma vez que a aposta terminaria com a 100.ª partida.
Todos os Homens do Presidente
(Band, 23h30) All The President’s Men, de Alan J. Pakula. Com Robert Redford, Dustin Hoffman e Jack Warden. EUA, cor, 1976, 138 min. Drama. Em 1972, na cidade de Washington, Bob Woodward e Carl Bernstein, dois obscuros repórteres do Washington Post, investigam um caso que, a princípio, parecia tratar-se de um simples roubo de hotel. Com persistência, acabam descobrindo uma conspiração que envolvia o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
Os Gritos do Silêncio
(SBT, 1h30) The Killing Fields, de Haing S. Ngor. Com Sam Waterson, John Malkovich e Spalding Gray. Inglaterra, cor, 1984, 92 min. Drama. Em 1973, jornalista norte-americano foi feito prisioneiro dos comunistas num campo de concentração no Camboja onde vivia sob guerra. Acompanhado de seu amigo e fotógrafo, ele acaba sendo confinado em um campo de concentração, onde é submetido a todo tipo de violência.
Segunda
O Resgate de Lauren Mahone
(Globo, 15h40) Desperate Rescue, de Richard Colla. Com Mariel Hemingway, Jeff Kober e James Russo. EUA, cor, 1985, 92 min. Aventura. Um homem leva sua filha, de sete anos, para um passeio e ela misteriosamente desaparece. Sua ex-mulher começa a investigar o caso e descobre que ele fugiu com a menina para a Jordânia. Depois de tentar inutilmente ajuda do governo americano e instituições internacionais, ela decide contratar um grupo mercenário para resgatar sua filha.
Terça
O Defensor
(Globo, 15h40) Forest Warriors, de Aaron Norris. Com Chuck Norris, Max Gail e Terry Kiser. EUA, cor, 1996, 93 min. Aventura. A montanha de Tanglewood pertence a uma floresta de incrível beleza. Lá, um grupo de jovens se reúne para passar momentos agradáveis e descontraídos. Quando alguns homens gananciosos decidem destruir a floresta, um homem misterioso entra em ação para proteger o meio ambiente.
Quarta
Sempre Amigos
(Globo, 15h40) The Mighty, de Peter Chelsom. Com Sharon Stone, Gena Rowlands e Harry Dean Stanton. EUA, cor, 1998, 91 min. Aventura. Max, 13 anos, grandalhão e sem amigos, mora com os avós. Kevin, o garoto que acaba de se mudar para a casa ao lado, tem inteligência privilegiada, mas sofre de um problema de nascença nas pernas. Os dois logo se tornam amigos, vivem grandes aventuras e aprendem a lidar com vários obstáculos graças ao uso da imaginação.
Imperdoável
(Globo, 3h50) Unforgivable, de Graeme Campbell. Com John Ritter, Harley Jane Kozak e James McDaniel. EUA, cor, 1994, 96 min. Drama. Cansada dos maus-tratos, Judy se separa de Paul, depois de 17 anos de um casamento marcado pelo medo e por agressões físicas. Furioso, Paul vai viver com a amante, mas ela o denuncia às autoridades depois de ser espancada numa briga.
Quinta
Ela é o Diabo
(Globo, 15h40) She-Devil, de Susan Seidelman. Com Meryl Streep, Roseanne Barr e Ed Begley Jr. EUA, cor, 1989, 91 min. Comédia. Um pacato contador se apaixona perdidamente por uma bela escritora de romances açucarados. Quando sua mulher, uma tranqüila dona de casa gorda e desajeitada descobre, fica furiosa e decide partir para vingança, preparando as mais terríveis armadilhas para o casal de namorados, com muito humor negro.
Eles Matam e Nós Limpamos
(Globo, 3h50) Curdled, de Red Braddock. Com William Baldwin, Angela Jones e Bruce Ramsay. EUA, cor, 1996, 93 min. Comédia. Divertida e arrepiante comédia de humor negro, que conta a história de Gabriela, uma linda mulher que desenvolve um fascínio mórbido sobre assassinatos desde a sua infância. Para aproximar-se do tema de seu interesse, ela se emprega em uma empresa que limpa vestígios de crimes.
Sexta
Uma Loira em Apuros
(Globo, 15h50) Chasers, de Dennis Hopper. Com Tom Berenger, Erika Eleniak e William McNamara. EUA, cor, 1994, 96 min. Comédia. Oficial da Marinha é destacado para transportar prisioneiro. Os problemas começam quando conhece seu parceiro, um garotão que só pensa em dinheiro. E continuam crescendo quando ele descobre que o “prisioneiro” é uma bela loira, que usará todo seu charme para fugir.
Sonâmbulos
(Band, 1h30) Sleepwalkers, de Mick Garris. Com Alice Krige, Brian Krause e Madchen Amick. EUA, cor, 1992, 91 min. Terror. Mãe e filho necessitam alimentar-se do sangue de virgens.
Joana D’Arc
(Globo, 1h50) The Messenger: The Story of Joan of Arc, de Luc Besson. Com Milla Jovovich, Dustin Hoffman e Faye Dunaway. França, cor, 1999, 93 min. Drama. Século XV, França e Inglaterra estão em guerra. Ainda menina, Joana testemunha a irmã ser morta por soldados inimigos. Muito religiosa, aos 13 anos, tem sua primeira visão. Com o país subjugado pelos ingleses, procura Carlos VII para informar que foi incumbida por Deus de liderar os exércitos para libertar a França e fazer dele rei.