O 9.º Cine Fest Petrobras Brasil – NY terminou neste domingo com uma festa de encerramento para cinco mil pessoas no Central Park SummerStage, em Nova York. Nesta noite foi realizada a entrega do Prêmio Lente de Cristal ao longa-metragem “Desenrola”, de Rosane Svartman, e ao curta “O Bolo”, de Robert Guimarães, eleitos os melhores filmes pelo público, além do show da cantora Mart’nália e da exibição do documentário “Elza”, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, sobre a cantora Elza Soares.
Em uma semana de festival, foram exibidos 14 longas-metragens e 14 curtas da safra nacional de 2010/2011, reunindo um público de cerca de 3,2 mil pessoas. Segundo a organização do evento, 75% do público era formado por norte-americanos. Além de “Desenrola” e “o Bolo”, foram exibidos – pela primeira vez em Nova York – filmes como “A Suprema Felicidade”, de Arnaldo Jabor, “Nosso Lar”, de Wagner de Assis, e “De Pernas Pro Ar”, de Roberto Santucci.
Parte do calendário oficial da prefeitura de Nova York como uma das atrações de verão, o festival deve retornar à cidade ainda maior em 2012, segundo Adriana Dutra, diretora da Inffinito, empresa responsável pelo evento. De acordo com ela, os planos para o próximo ano são de ocupar, além do tradicional Tribeca Cinemas, uma nova sala de exibição no Brooklyn Museum.
Primeira etapa internacional do Circuito Inffinito de Festivais deste ano, o 9.º Cine Fest Petrobras Brasil – NY marcou o início das comemorações pelos 15 anos da produtora Inffinito. Ainda em 2011, o circuito passará por Miami (agosto), Londres (setembro), Montevidéu (outubro), Buenos Aires (novembro), Petrópolis (novembro), Roma (novembro) e Barcelona (dezembro).