Jorge Guinle (1947-1987) e Raul Cruz (1957-1993) são dois artistas da chamada Geração 80, que há quase 30 anos trazia uma renovação na arte e uma volta à pintura, em meio a um contexto de expressão de liberdade.
Muitos artistas desta fase são considerados hoje expoentes da arte brasileira. Mas a Geração 80 ainda sofre com os conceitos sobre a contribuição dela para a arte brasileira. Para refletir sobre isto, é possível visitar a exposição Raul Cruz e Jorge Guinle – Desenhos, que está em cartaz na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba.
A mostra reúne cerca de 150 obras. Algumas são inéditas; outras, há muito tempo não são exibidas ao público. Raul Cruz, curitibano, é um dos artistas mais importantes locais. Jorge Guinle, filho do playboy carioca Jorginho Guinle, é um dos mais importantes nomes da arte brasileira.
Somente neste ano, os museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da Fundação Iberê Camargo (em Porto Alegre), fizeram exposições com obras do artista.
Marco Mello, da Galeria Casa da Imagem e responsável pela exposição, conta que os dois artistas foram escolhidos por naturezas próximas e, ao mesmo tempo, distantes.
“Raul ficou restrito localmente e a exposição é uma maneira de colocá-lo no panorama da arte brasileira. Ele, ao perceber que a arte necessita dessa ampliação dos horizontes, dialoga entre várias mídias. Era algo muito diferente na época. Se ele não tinha a formação como Jorge, ele tinha uma informação forte da cultura de massa. Jorge é extremamente admirado e muitas pessoas não tinham noção do tamanho dele. Jorge foi o primeiro artista brasileiro a fazer ver a felicidade. Na cultura popular, essa presença é muito forte, mas não na tradição da arte. É ver a felicidade sem ela ser idiota. Já nas obras de Raul existe uma presença muito trágica”, comenta.
Mello lembra que a Galeria Casa da Imagem trabalha neste esforço de repensar os anos 80. O espaço já colocou em exposição obras de artistas como Nuno Ramos, Daniel Senise, Leda Catunda, Paulo Pasta, Beatriz Milhazes, Fábio Miguez, Sergio Sister, Eliane Prolik, Geraldo Leão, Raul Cruz, Rossana Guimarães e Leila Pugnaloni.
A galeria apresentou todos estes artistas para a comunidade local. “Acredito que ainda não ocorreu uma discussão suficiente sobre a contribuição deles para a arte brasileira”, afirma.
Serviço
A mostra Raul Cruz e Jorge Guinle – Desenhos integra o projeto A maioridade dos anos 80, que também vai promover um ciclo de conferências com artistas, pesquisadores e críticos de arte. A programação começa nesta sexta-feira, às 19h, com Agnaldo Farias, e vai até o dia 17 de dezembro. As palestras são gratuitas. A exposição permanece em cartaz até 22 de dezembro, com visitação de segunda à sexta-feira, entre 11h e 20h, e sábado, entre 10h e 14h. Entrada franca. A Galeria Casa da Imagem fica na Rua Doutor Faivre, número 591, centro de Curitiba. Mais informações no telefone (41) 3362-4455 ou no site www.galeriacasadaimagem.com.br.