Objetos do cotidiano ganham provocativas composições nos desenhos da artista plástica paulistana Bettina Vaz Guimarães, em exposição no Museu da Gravura Cidade de Curitiba. A mostra, que inaugura às 19h desta quinta-feira (06), reúne trabalhos em dimensões variadas, realizados em tinta acrílica sobre papel. A artista utiliza traços em várias espessuras, rompendo e reconstruindo o desenho para resgatar o que é descartável.

continua após a publicidade

Os desenhos de Bettina não perseguem a representação fotográfica e são fruto da imaginação da artista. As obras, que se apropriam de objetos de pouco valor estético, revelam um olhar específico sobre o universo doméstico. "Bettina resgata objetos comuns e os articula, em alguns casos, com seres imaginários, criando um território instável, transitivo, fluído, onde se perdem as tradicionais noções de espaço-tempo", ressalta Fernando Velázquez na apresentação da exposição.

Nascida em São Paulo, em 1951, Bettina é formada em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas de São Paulo. Aprimorou conhecimentos no Ateliê de Osmar Pinheiro, além de contar com a orientação de Paulo Whitaker, no ateliê do Museu Brasileiro de Escultura, e de Albano Afonso e Sandra Cinto, no Ateliê Fidalga. Também estudou História da Arte Contemporânea com Agnaldo Farias, em 2004.

Com várias exposições individuais e coletivas em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Amapá, além de mostra em Brasília, Bettina tem em seu currículo diversas premiações, entre elas o Prêmio Revelação do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (SP), em 2004. Na sua primeira exposição em Curitiba, Bettina propõe ao espectador navegar pelos mundos de sonho e imaginação que povoam seus desenhos.

continua após a publicidade

Serviço
Museu da Gravura Cidade de Curitiba
(Centro Cultural Solar do Barão ? Rua Carlos Cavalcanti, 533 ? Centro)
Exposição de desenhos da artista paulistana Bettina Vaz Guimarães
De 06 de outubro (abertura às 19h) a 27 de novembro de 2005
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada franca