Nos filmes de Olivier Assayas, a música sempre foi importante, espécie de personagem que ajudava a contar a história. Não é diferente em Depois de Maio. O novo longa do diretor prossegue com uma discussão sobre o engajamento político, que já estava em Carlos. Mas, enquanto esse abordava o terrorismo e a destruição da utopia, em Après Mai, Assayas, enfocando a própria juventude, fala de idealismo. Ele tinha 13 anos no mítico Maio de 68. Seu filme se passa em 1971, inspirado num texto que ele próprio publicou em 2005, sobre o que era ser jovem depois daquele maio que não acaba nunca. Assayas queria uma canção de Syd Barrett na trilha, outra de Nick Drake. “Era o que eu ouvia na época, músicas formadoras para mim”, ele conta numa entrevista por telefone, de Paris.

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“Não sei se Depois de Maio encerra um ciclo, porque nada me garante que, no futuro, não vá voltar a esse período. Mas, por enquanto, sim.” Em Carlos, sobre o mítico terrorista, ele abordou a militância no quadro de um mundo em transformação. “Seria pessimista de minha parte olhar para uma época que foi tão importante, na minha vida inclusive, como o ‘fim’ de alguma coisa. Foi por isso que quis fazer Depois de Maio. É um filme mais pessoal, com elementos autobiográficos. Gilles, até certo ponto, sou eu, mas a verdade é que me projeto em todos os personagens. Só assim conseguiria falar do idealismo e do entusiasmo que estavam no ar.”

Assayas reconhece que houve uma evolução na sua mise-en-scène, desde Carlos. “A duração dos planos, a movimentação da câmera, tudo é produto de uma maturidade maior como diretor. Voltar-me para meu rito de passagem me permitiu amadurecer também como autor. Carlos contava uma história que não era a minha, uma história que já havia entrado para a mitologia, com eventos excepcionais. E eu contava essa história no corpo do meu ator, Edgar Ramirez, que começava o filme de um jeito e terminava de outro, expressando a degradação dos ideais do personagem.

Em Depois de Maio, a história é mais intimista, os detalhes contam mais e eu diria que os detalhes são tudo. Foi um filme difícil de realizar. Precisei de colaborações decisivas, como as do fotógrafo Eric Gautier e do montador Luc Barnier.”

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DEPOIS DE MAIO – Título original: Après Mai. Direção: Olivier Assayas. Gênero: Drama (França/122 min). Classificação: 16 anos

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As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.N