Nos filmes de Olivier Assayas, a música sempre foi importante, espécie de personagem que ajudava a contar a história. Não é diferente em Depois de Maio. O novo longa do diretor prossegue com uma discussão sobre o engajamento político, que já estava em Carlos. Mas, enquanto esse abordava o terrorismo e a destruição da utopia, em Après Mai, Assayas, enfocando a própria juventude, fala de idealismo. Ele tinha 13 anos no mítico Maio de 68. Seu filme se passa em 1971, inspirado num texto que ele próprio publicou em 2005, sobre o que era ser jovem depois daquele maio que não acaba nunca. Assayas queria uma canção de Syd Barrett na trilha, outra de Nick Drake. “Era o que eu ouvia na época, músicas formadoras para mim”, ele conta numa entrevista por telefone, de Paris.
“Não sei se Depois de Maio encerra um ciclo, porque nada me garante que, no futuro, não vá voltar a esse período. Mas, por enquanto, sim.” Em Carlos, sobre o mítico terrorista, ele abordou a militância no quadro de um mundo em transformação. “Seria pessimista de minha parte olhar para uma época que foi tão importante, na minha vida inclusive, como o ‘fim’ de alguma coisa. Foi por isso que quis fazer Depois de Maio. É um filme mais pessoal, com elementos autobiográficos. Gilles, até certo ponto, sou eu, mas a verdade é que me projeto em todos os personagens. Só assim conseguiria falar do idealismo e do entusiasmo que estavam no ar.”
Assayas reconhece que houve uma evolução na sua mise-en-scène, desde Carlos. “A duração dos planos, a movimentação da câmera, tudo é produto de uma maturidade maior como diretor. Voltar-me para meu rito de passagem me permitiu amadurecer também como autor. Carlos contava uma história que não era a minha, uma história que já havia entrado para a mitologia, com eventos excepcionais. E eu contava essa história no corpo do meu ator, Edgar Ramirez, que começava o filme de um jeito e terminava de outro, expressando a degradação dos ideais do personagem.
Em Depois de Maio, a história é mais intimista, os detalhes contam mais e eu diria que os detalhes são tudo. Foi um filme difícil de realizar. Precisei de colaborações decisivas, como as do fotógrafo Eric Gautier e do montador Luc Barnier.”
DEPOIS DE MAIO – Título original: Après Mai. Direção: Olivier Assayas. Gênero: Drama (França/122 min). Classificação: 16 anos
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.N