Depois de diversas críticas,oscilações de audiência, discussões calorosas no Twitter entre autora e telespectadores saudosos de Avenida Brasil, Salve Jorge ganhou fôlego na reta final. Animada com o recorde de audiência das duas últimas semanas, Glória Perez comemorou a repercussão da novela que termina hoje na Globo. “Uma novela é sucesso quando desperta sentimentos fortes: amor, ódio, vale tudo aí. Só não vale a indiferença”, afirma, satisfeita, a autora da trama das 21h.
Salve Jorge realmente não passou indiferente. Para quem não teve o hábito de acompanhar toda noite os capítulos da trama, a internet fez o papel de recapitular diariamente os “melhores momentos” – ou seriam piores? -sempre de maneira engraçada e repleto de piadas internas. Tanto telespectadores fiéis quanto blogueiros de humor adotaram a tendência da “segunda tela” (assistir TV tendo dispositivos móveis por companhia para debater e ampliar opiniões) para detalhar cada ação da novela de Glória Perez em tempo real. A mania da segunda tela colocou a trama entre os Trending Topics (assuntos mais comentados) e fez o Twitter rever seus planos no País. “Existe uma grande força nas interações entre as transmissões de TV e as mensagens publicadas no Twitter. Quando você divulga uma hashtag em um programa de TV, você une o poder da mídia tradicional com a conversação e engajamento do Twitter”, explica o vice-presidente de operações internacionais do Twitter, Shailesh Rao. Para ele, a interação pode manter o programa vivo, mesmo depois que ele já foi exibido.
Multiconectados
De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos Marplan, 64% dos brasileiros conectados à internet assistem à TV ao mesmo tempo em que usam tablets, smartphones e notebooks. Já segundo o Ibope, 70% buscam na internet conteúdos sobre os programas a que assistem, enquanto 80% mudam de canal influenciados por comentários nas redes sociais. Esses números dimensionam o fenômeno já estabelecido no Brasil.
Segundo os dados consolidados até quarta-feira pelo Ibope, a novela alcançou 37 pontos de média com recorde de 47 e 72, nas últimas duas semanas.