Denise Fraga se apresenta no Teatro Guaíra

Uma peça na qual os espectadores dão gargalhadas, mas também vivem silêncios profundos. A alma boa de Setsuan traz a reflexão por meio do humor, segundo definição da atriz principal, Denise Fraga.

O espetáculo é baseado em texto escrito pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht em 1941. Quase 70 anos depois, a parábola permanece atual. Fala sobre a dualidade do ser humano: quando ser bom e quando ser mau. O espetáculo será encenado em Curitiba nos próximos dias 14 e 15, no Teatro Guaíra.

A peça narra a história de três deuses que descem à Terra em busca de uma alma boa. Após uma longa procura, encontram a prostituta Chen Tê, na província de Setsuan, na China. Após ser recompensada em dinheiro por ter abrigado os três deuses, Chen Tê abre uma tabacaria e muda de vida.

No entanto, ela percebe que miseráveis se aproveitam de sua generosidade. Para começar a dizer não, ela se transveste como Chui Ta, um primo que teria vindo de longe para tomar conta dos negócios.

Denise Fraga conta que leu o texto da peça há seis anos e não sossegou até conseguir fazer a montagem. “Hoje em dia, por ser gentil, às vezes você se sente abusado. Precisa de vez em quando ser firme para ser respeitado. Mas continuo acreditando que gentileza gera gentileza. No mundo atual, a crueldade não é alternativa. É a primeira lei. As pessoas já se tratam mal e são convidadas dia-a-dia a não se comprometerem com o outro. A gente tem que pensar nisso. A peça fala que se pode dar a mão, mas que é preciso dizer que é só a mão, e não o braço”, comenta a atriz.

De acordo com ela, pode haver a impressão de um texto pesado. Mas Denise garante que não. Por meio do humor é possível enviar a mensagem e gerar a reflexão. “Com o humor, você lança uma flexa e a ideia chega rápido e cristalina até as pessoas”, compara.

O elenco é composto por 11 atores, entre eles o curitibano Joelson Medeiros. Em outros trabalhos, Denise Fraga também contracenou com atores nascidos em Curitiba, como Luis Mello e Guilherme Weber. “Curitiba é um celeiro de talentos. É uma praça que a gente nunca pode deixar de ir por ser um público que gosta de cultura. Prova disso é a produção teatral na cidade”, lembra.

Humor

Denise Fraga é conhecida pelos trabalhos humorísticos e não tem receio de rótulos. Ela afirma que tem o humor como se fosse uma filosofia de vida. Mas levar o humor ao público não significa fazer rir por simplesmente rir.

“O humor é como um veículo de comunicação. Me interessa o humor e, através dele, dizer algo importante. O humor é salvador e, quando você ri e está em uma situação complicada, não significa que não esteja sofrendo. Mas ele te dá capacidade de reflexão. É uma maneira poderosa de encarar a vida”, revela.

Além da turnê nacional de A alma boa de Setsuan, a atriz está elaborando um projeto televisivo para o segundo semestre. Em agosto deste ano, haverá o lançamento do longa O contador de histórias, produzido por ela.

Serviço:

As sessões de A alma boa de Setsuan acontecem sábado, dia 13, às 21h, e domingo, dia 14, às 19h. Até o dia 12, os ingressos custam R$ 60 para a platéia e R$ 50 para primeiro e segundo balcões. Entradas à venda na bilheteria do teatro, Disk Ingressos e nos quiosques dos shoppings Mueller e Curitiba. Informações pelo telefone (41) 3304-7982.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo