Já estão definidos os filmes que serão exibidos durante a nova excursão do projeto Cine Tela Brasil pelo Paraná. A sala de cinema itinerante que vai percorrer sete cidades da área de atuação da RodoNorte vai apresentar os filmes ?Turma da Mônica ? Uma Aventura no Tempo?, ?O Mundo em Duas Voltas ? Uma Aventura da Família Schürmann? e ?O Homem que Desafio o Diabo?.
A caravana do cinema, como também é conhecido o projeto ?Cine Tela Brasil?, começa sua jornada em solo paranaense no próximo dia 10 de janeiro, em Mauá da Serra, e de lá segue para Imbaú, Tibagi, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Castro e encerra a turnê em Califórnia.
Neste ano o projeto ainda traz como novidade a realização de oficinas de cinema, que será realizada em Ponta Grossa durante a semana de exibição dos filmes na cidade. Qualquer pessoa acima de 16 anos poderá participar do trabalho que tem por objetivo oferecer ferramentas de criação e expressão através do audiovisual às comunidades visitadas pelo ?Cine Tela Brasil?. A duração da oficina é de uma semana em período integral, e permite que os alunos tenham uma introdução às áreas técnicas da produção de vídeo, travem contato com profissionais de cinema e que depois ainda desenvolvam três curtas-metragens que conta com equipamento profissional oferecido pelo projeto. Cada Oficina conta com uma palestra de um roteirista ou diretor de renome nacional.
O presidente da RodoNorte, Silvio Marchiori, destaca a importância do envolvimento da concessionária com a população das comunidades onde ela atua. ?É necessário destacar a aproximação das pessoas com a cultura. Esse projeto é realizado, com sucesso, em todas as unidades do Sistema CCR. Por todos os lugares onde passa, o Cine Tela Brasil sempre tem uma grande aceitação e participação das pessoas, o que mostra que o trabalho de responsabilidade social e cultural que nós estamos desempenhando está alcançado o reconhecimento da sociedade?, ressaltou.
Cronograma de cidades
Cidade Mês Datas
Mauá da Serra – Janeiro – 10, 11 e 12
Imbaú – Janeiro – 15, 16 e 17
Tibagi – Janeiro – 25, 26 e 27
Ponta Grossa – Jan/fev – 30, 31, 01
Piraí do Sul – Fevereiro – 12, 13 e 14
Castro – Fevereiro – 18, 19 e 20
Califórnia – Fevereiro 24,25 e 26
Os filmes
?O Mundo em Duas Voltas ? Uma Aventura da Família Schürmann?
A Família Schürmann circunavegou duas vezes o mundo a bordo do veleiro Aysso. A primeira viagem durou 10 anos. Na segunda expedição, de 1997 a 2000, resolveu reeditar a mesma r?ota percorrida em 1519 pelo navegador português Fernão de Magalhães. ?O Mundo em Duas Voltas é um emocionante longa-metragem em formato documentário que conta a historia destas duas grandes aventuras reunindo imagens de mais de 30 países, quatro continentes e três oceanos. Com direção de David Schürmann, o filme é produzido pela Gullane Filmes.
?O Mundo em Duas Voltas? traz cenas que mostram o cotidiano da Família Schürmann e suas aventuras em alto-mar. Suas experiências de se deparar com maravilhas como icebergs, o mundo submarino, ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico e até tormentas na Patagônia.
?O Homem que Desafiou o Diabo?
Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas.
?Turma da Mônica ? Uma Aventura no Tempo?
Franjinha inventa uma máquina que domina o tempo juntando os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. A confusão começa quando Cebolinha e Cascão entram correndo no laboratório, fugindo da Mônica, que erra a mira e atira o coelhinho Sansão na máquina de Franjinha. O choque faz os quatro elementos irem cada um para uma época diferente, mas sempre no mesmo lugar: o bairro do Limoeiro, onde a turma vive.