Com programação definida, o 17º  Festival de Dança de Cascavel se prepara para transformar a cidade em um grande palco, onde reunirá de 13 a 20 de agosto, grupos de dança de várias regiões do Estado e de outros estados. Tanto as apresentações das companhias convidadas, quanto as mostras Competitiva e Avaliada, vão acontecer no Centro Cultural Gilberto Mayer. Ao todo, 49 grupos vão apresentar 152 coreografias.

continua após a publicidade

Durante os sete dias de festival vão acontecer ainda mostras de vídeo, mesas redondas e cursos nas diversas modalidades de dança, como ballet clássico, dança contemporânea, dança moderna, pedagogia de ensino na dança, composição coreográfica, jazz dance e street dance. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas através do site http://www.cascavel.pr.gov.br/cultura/festival/ a partir da próxima semana.

Também já estão definidas as presenças do Balé do Teatro Guaíra (BTG), que abre o festival no dia 13 de agosto, às 20 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer; da Companhia de Danza Contemporânea Del CPJ, de Assunção (Paraguai), com o espetáculo ?Bluedisnky?, no dia 19, a partir das 16 horas, e da Verve Cia de Dança, também no dia 19 de agosto, com o espetáculo ?Truveja pra nóis chorá?, às 20 horas. Durante a semana, companhias locais fazem apresentações. Ainda no dia 19, serão divulgados todos os resultados do festival, com as respectivas premiações.

17 anos

continua após a publicidade

Por mais de 17 anos, o movimento da dança de Cascavel vem se mobilizando em torno do festival para realizar um intercâmbio de produções que são feitas nas escolas e em alguns casos por grupos que estão iniciando sua trajetória, e esbarram em dificuldades como espaço para mostrar seus trabalhos a um público maior e tecnicamente mais qualificado.

Neste contexto, segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, o conceito do evento reflete a idéia de que a diversidade cultural, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, é tão necessária para o gênero humano, como a diversidade biológica é indispensável para a natureza. ?Desta forma, podemos pensar o evento como um instrumento para revitalizar a identidade, a diversidade e as singularidades culturais dos grupos participantes?, frisa. O Festival de Dança de Cascavel é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori e academias de dança da cidade.

continua após a publicidade