‘Decamerão’ reestreia hoje como microssérie na Globo

Monna (Deborah Secco) é casada com Tofano (Matheus Nachtergaele), mas diverte-se com o padre Masetto (Lázaro Ramos), que na verdade não é padre e também não esconde a tara que tem por Isabel (Leandra Leal), casada com Filipinho (Daniel Oliveira), que se deslumbra com o sotaque francês de Belisa (Fernanda de Freitas), prima da esposa. A apimentada ciranda amorosa de “Decamerão – A comédia do sexo” reestreia hoje à noite, na Globo, agora como microssérie de quatro capítulos.

Testado como especial de fim de ano, o folhetim volta à grade sob a direção de Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Guel Arraes. Voltada ao público adulto, a atração é, como define Furtado, bem delimitada. “Não tem palavrões e nenhuma nudez explícita”, esclarece. “Mesmo porque sexo de verdade não é engraçado. Tem de haver um limite e ele está bem marcado.”

Único casal fiel dessa animada história, Tessa (Drica Moraes) e Calandrino (Edmilson Barros) são os criados malandros de Tofano e são verdadeiramente apaixonados. Além do elenco, outro trunfo da microssérie é a harmonia dos diálogos rimados e bem articulados. “Não é nada ‘batatinha quando nasce’. São rimas pensadas, mas simples”, explica Furtado, que confinou o elenco por um mês no set montado na Serra Gaúcha. “É um lugar incrível, de fábula. Parecia que a qualquer momento a Branca de Neve ia aparecer.”

Em forte contraponto à onda de séries contemporâneas da emissora, como “Som & Fúria” e “Força Tarefa”, a opção pela atração de época foi defendida à risca pelo diretor: “Realismo não me interessa. Não ligo a TV para ver a vida real, para isso eu fico em casa.” E cutucou: “Acho um empobrecimento querer que seriado mostre a vida como ela é. O melhor exemplo disso são as novelas. Ou alguém realmente acha que na Índia se fala português?”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna