A editora Estação Liberdade lança biografia de uma das mais brilhantes mentes do Renascimento: O Sorriso de Nicolau – História de Maquiavel, do italiano Maurizio Viroli (Universidade de Princeton), com tradução de Valéria Pereira da Silva. (A capa é de Nuno Bitttencourt, sobre pintura de Santi di Tito).
Autor de O Príncipe, isto é, da obra fundadora do pensamento político moderno, Nicolau Maquiavel era também uma personalidade complexa, inquieta, inclinada a viver as mais diversas experiências. Maurizio Viroli descortina nesta biografia os encontros de Maquiavel com os poderosos, as amizades, os amores, as viagens, seus sucessos e suas derrotas.
No entorno da vida de Maquiavel, o leitor descobre a Florença dos Medici, mas também as infindáveis intrigas palacianas dos Estados italianos do século XVI, século cheio de brilho mas rico em reviravoltas e golpes de teatro.
“Sempre fui fascinado pelo pensamento político e pela escritura de Maquiavel e, sobretudo, pelo seu modo singular de rir da vida e dos homens. Escrevi estas páginas para compreender o significado do sorriso que emerge de suas cartas, suas obras e de alguns retratos seus, pois acredito que esse sorriso encerra uma grande sabedoria de vida, ainda mais profunda do que o seu pensamento político”, explica Viroli.