A invenção do aeroplano prenunciou a era moderna – uma nova era de comércio global, tecnologias revolucionárias e guerras totais. Sejam quais forem as conseqüências práticas dessa invenção – poucos se deram o trabalho de ponderá-las -, a transparente alegria e liberdade do vôo cativaram a imaginação humana como nunca antes havia acontecido. Em Asas, o especialista em história da aviação Tom D. Crouch conta como foram os primeiros passos de uma jornada que por fim levaria os homens até mesmo a outros planetas.
Resultado direto de nossa inveja ancestral e profunda dos pássaros, voar é fugir às limitações. Atingir o domínio e o controle de nosso destino. Como, então, podemos mensurar o impacto da invenção do avião? Em Asas, o especialista em história da aviação Tom D. Crouch reúne um fascinante elenco de personagens: aqueles que escreveram a história no céu e, ao viverem um sonho, mudaram o mundo para sempre.
Crouch explica como o vôo nos afetou de maneiras óbvias. A frágil geringonça de madeira, fios e tecidos evoluiu para ser a arma definitiva de seu século. Uma máquina que redefiniu o modo como lutamos nossas batalhas e que alterou radicalmente nossas noções tradicionais a respeito do que significa um campo de batalha. Mas o avião abriu os cantos distantes do globo ao comércio, transformou pessoas comuns em turistas que circulam pelo globo e criou novas indústrias dedicadas às necessidades desses viajantes.
O vôo reuniu as pessoas e possibilitou que alguns vírus exóticos se espalhassem com rapidez assustadora. Facilitou o comércio e encorajou a homogeneização de diversas culturas. A aviação abriu vastas áreas do planeta para estudo, colonização e exploração econômica. A viagem aérea modificou os aspectos mais triviais de nossas vidas. Permite que famílias que se espalharam por continentes possam manter contato pessoal. Aumentou a freqüência e a popularidade de feiras internacionais de eventos esportivos. Incorporou as noções de modernidade. Veio para nos carregar para o futuro.
Além de seu impacto na guerra, no comércio, na sociedade e na cultura, a indústria aeroespacial comandou a força da tecnologia do século XX. Asas é a uma história do avião. De balões e pipas a jatinhos comerciais e caças de alta tecnologia, Tom D. Crouch narra como o entusiasmo de amadores varreu uma indústria que determinou a ascensão e queda de nações, e descreve também momentos de exaltação temperados com amargas decepções e terror absoluto, dívidas e fracassos que constituem o preço do progresso técnico.
O autor
Tom D. Crouch é curador-sênior de aeronáutica no Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian Institute. Autor de dezenas de livros sobre história da aviação, doutorou-se pela Ohio State University e recebeu diversos prêmios, entre eles o Christopher Prize e o de Melhor Livro do American Institute of Aeronautics e da Aviation and Space Writers Association.
Serviço
Asas (Wings)
Tom D. Crouch
Tradução de Alexandre Martins e Antônio Braga
Revisão técnica de Luiz Nogueira Galetto
Editora Record
784 páginas
Preço: R$ 86,00