A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresenta nesta sexta-feira (22), às 20h, na Fundação Mokiti Okada, e no sábado (23), às 18h30, no Memorial de Curitiba, sob a regência do maestro convidado Dario Sotelo. Os concertos fazem parte da temporada 2006 da orquestra, patrocinada pela Volvo.
No programa estão as obras "Choro Patético", de Edmundo Villani-Cortês, um dos principais compositores brasileiros vivos, e "Variações sobre um tema de Frank Bridge", do inglês Benjamin Britten, a peça de destaque das apresentações. Para o maestro Dario Sotelo, "essa é uma das principais obras para cordas do século 20, devido à estrutura musical, intensidade e complexidade".
O coordenador e violinista da Orquestra, Francisco de Freitas Junior, confirma: "A obra será destaque não apenas pela sua complexidade técnica para execução, mas também por sua notável beleza e riqueza nos estilos de cada variação", diz.
A programação, que dura uma hora, traz ainda as peças "Suíte Capriol para Orquestra de Cordas", de Peter Warlock, e "Suíte para cordas", segundo e quarto movimentos, de Hidas Frigyes.
Maestro – Dario Sotelo é regente da Orquestra de Sopros Brasileira, da Brasil Metal, e professor de Regência do Conservatório de Tatuí. Com mestrado em Regência na "City University", de Londres, tem atuado em vários festivais. Em 2003 foi eleito membro do Conselho de Diretores da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros (WASBE).
Serviço:
Orquestra de Câmara de Curitiba.
Regente convidado: Dario Sotelo.
Data: sexta-feira (22), às 20 horas, na Fundação Mokiti Okada
(Rua Manoel Eufrázio, 1400 – Centro Cívico).
Entrada franca.
Reapresentação: sábado (23), às 18h30, no Memorial de Curitiba
(Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Ingressos: R$ 10,00 (ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível).