Com 45 anos de carreira e há quatro sem gravar, Danilo Caymmi vive um momento profissional mais seletivo e elaborado. O resultado dessa nova fase pode ser visto no primeiro DVD solo de sua carreira, Danilo Caymmi e amigos, produzido pela gravadora Rob Digital em parceira com o Canal Brasil.
Neste trabalho, lançado também em CD, Danilo revisita momentos e pessoas importantes em sua trajetória e apresenta suas três faces artísticas: a de instrumentista, a de cantor e a de compositor.
Cada detalhe da gravação do DVD foi cuidadosamente pensado para que o resultado atingisse a musicalidade esperada por Danilo, responsável também pela produção musical do projeto.
O formato com três violões, arranjados por Dori Caymmi, foi fundamental na busca pela harmonização desejada. O cenário e a iluminação foram montados de forma a favorecer a concentração e o envolvimento dos músicos. Por este mesmo motivo, decidiu-se que o DVD seria gravado sem público.
O repertório traz a inédita Toada à toa, fruto de uma parceria entre Dorival Caymmi e Danilo. “Certa vez, estava na varanda lá de casa, compondo. Quando papai me ouviu tocando, sentou-se ao meu lado e, juntos, fizemos Toada à toa. A música ficou por anos perdida, até que revirando alguns papéis, achei. Quando decidi gravá-la, vi que não lembrava de parte da melodia, por isso tive que refazê-la. O resultado na voz de Alice superou minhas expectativas”, conta Danilo, que na faixa faz dueto com a filha caçula.
Músicas como Andança e Casaco marrom – que lançaram Danilo como compositor – O bem e o mal – primeiro grande sucesso em trilhas de novelas, e os clássicos Ziguezagueou e Nada a perder – que marcaram seus primeiros discos solo – não poderiam ficar de fora do repertório. Além dessas, Danilo Caymmi e amigos traz ainda Flecha de prata, Chega de tarde, Pé sem cabeça, Fado (Mãos antigas), Nossa dança, A vizinha do lado, Fiz uma viagem, Nem eu, Rama de nuvens e Minha Juju.
Dori Caymmi, que toca nas faixas Flecha de prata, Chega de tarde, Pé sem cabeça, Nem eu e Rama de nuvens, foi, segundo Danilo, fundamental nesse trabalho pela sua grande capacidade de harmonização e por ser um conhecedor profundo de suas composições. Roberto Menescal, que esteve junto a Danilo no auge de sua carreira, acompanha o parceiro em Nada a perder. Menescal foi produtor musical de quase todos os discos de Danilo, e foi o responsável por ensiná-lo a ser artista solo.
Os amigos Cláudio Nucci e Zé Renato são parceiros constantes na carreira do artista, que participou como flautista no primeiro disco do grupo Boca Livre, em 1979. Nucci, que está nas faixas Fado (Mãos antigas), A vizinha do lado, Nossa dança, e Toada à toa é, na percepção de Danilo, dono de uma inteligência musical fantástica, além de um grande compositor. Zé Renato, inspirado cantor e compositor, e amigo de longa data, está presente nas músicas A vizinha do lado e Nossa dança.
Quando Danilo decidiu incluir a música Fado (Mãos antigas), de autoria dele com Helena Jobim, logo pensou na amiga Fafá de Belém como intérprete. Para ele, Fafá é uma cantora que entende muito bem a dinâmica de palco, além de interagir em perfeita harmonia com os músicos. Já a estreante Alice, de apenas 19 anos, participou nas faixas Toada à toa, Fiz uma viagem, Nem eu e Andança. “Alice me emociona pelas semelhanças com mamãe na forma como ela interpreta”, revela Danilo.
Danilo Caymmi e amigos é, para Danilo, um trabalho muito denso e com uma grande carga emocional, pois sua gravação aconteceu dois meses após a morte de Dorival Caymmi. Para homenagear o pai, Danilo incluiu no cenário um busto do compositor, feito pelo escultor Bruno Giorgi. Para ele, Dorival sempre foi um grande companheiro e incentivador de sua carreira e, por isso, sua presença nesse projeto era fundamental.
O show, de lançamento de Danilo Caymmi e amigos acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de agosto no teatro Rival BR, no Centro do Rio de Janeiro. Após, Danilo sairá em turnê Brasil afora. O produto já pode ser encontrado em todas as lojas do Brasil e no site da gravadora: www.robdigital.com.br.