Os alunos do projeto Dança Masculina, da Escola de Dança Teatro Guaíra, se apresentam nesta sexta-feira, 29, em Ponta Grossa, a convite da Fundação Cultural de Ponta Grossa, dentro da programação do Dia Internacional da Dança. O grupo, coordenado pelo coreógrafo Jair Moraes, apresentará o segundo movimento da coreografia Ame você está vivo (Noturno n.º 15, de Chopin) que teve sua estréia em fevereiro na mesma cidade. ?O ser humano é como pássaros que voam em bando ou solitariamente em busca de sobrevivência. Ampare. Acolha. Não tenha medo de se apaixonar pelo que faz, pelo que está fazendo. Faça mesmo que você erre?, disse o bailarino que também é maître do Balé Teatro Guaíra.
O projeto Grupo de Dança Masculina, da Escola de Dança Teatro Guaíra, foi criado há um ano. Nesse período foram feitas 41 apresentações e 15 oficinas, com aulas demonstrativas em cidades brasileiras e integrantes do Mercosul.
Em seu repertório, obras como o solo Ritual, Ponto de Partida, baseado no dia-a-dia das aulas de balé, e Pequeno Teatro do Mundo, um espetáculo sobre a vida dos catadores de lixo.
O grupo, que começou com 12 integrantes, chegou a ter 22 componentes no fim do ano passado. Mas como muitos estão em idade de serviço militar, a companhia tem hoje 14 meninos, com idades entre 7 e 25 anos.