O Grupo de Dança Masculina, da Escola de Dança Teatro Guaíra, apresentará na cidade de Tapejara, neste sábado (18), a coreografia ?Balaio de Dança?, retrospectiva das coreografias apresentadas nos dois últimos anos. A apresentação será no ginásio de esportes da cidade, às 20 horas.
Sob a coordenação do coreógrafo Jair Moraes, o grupo apresentará O Pequeno Teatro do Mundo (músicas de Carl Orff); Ame, Você Está Vivo (músicas de Chopin); Duo de Ballet Ponto de Partida (autor desconhecido); La Valsa (música de Erik Satie) e Andarilhos (música de Bill Whelan).
Em 2005, o projeto Dança Masculina atendeu cerca de 15 municípios do Paraná, pelo Projeto Paranização, e participou como convidado de Festivais em Ribeirão Preto, Joinville, Porto Alegre e Assunção, no Paraguai. Foram 68 apresentações e 20 oficinas.
O Dança Masculina é um projeto que busca novos talentos masculinos para a dança.
Propõe um trabalho acelerado e diferenciado para o corpo masculino e fundamenta-se nas técnicas de dança clássica e contemporânea, com trabalhos coreográficos específicos para homens. Participam atualmente do grupo os alunos Anderson Lima, Bernardo Arthur F. Weishmer, Cleito José Batista Cabral, Eraldo Alves, Eumar André Holter, Éder Fernando, Fábio Santos Ferreira, Israel Avellar Vallin, Leandro Augusto Petersen Vieira, Luis Wenderson da Cruz, Luis Gustavo, Manoel Orlando Gapski Junior, Mário Cesar Putini Filho, Nelson Tadeu Melo de Meira Junior, Thomas de Lima Santos, Wagner Monteiro Fagundes, Willian Vinicius Barbosa e Wody Willian Santana.
Para os próximos meses, o grupo está preparando uma nova coreografia, ?Chamada?, com músicas de Gilberto Gil. A proposta é viajar com este balé para regiões paranaenses carentes de produções do gênero e também para outros estados como em 2005, mostrando seus trabalhos coreográficos.