O grupo Araumaza, um dos mais tradicionais de dança folclórica do Japão, será mais uma das atrações da programação comemorativa dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O grupo apresenta-se hoje, às 20h30, na Ópera de Arame.
O Araumaza existe desde 1966 e tem a proposta de difundir as artes milenares do Japão, como o taiko (conjunto de tambores).
A programação das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba.
O centenário será comemorado ao longo do ano, com exposições, festivais gastronômicos e folclóricos, atividades sócio-recreativas, shows musicais, o Festival da Primavera, a 1.ª Feira de Inovação Tecnológica de Curitiba e campeonatos com os esportes mais populares no Japão, como beisebol e softbal. A seleção japonesa de beisebol participará dos torneios.
A Prefeitura também vai criar o Parque do Centenário, no bairro Uberaba, em uma área de preservação ambiental, reformar as Praças do Japão e de Himeji e a construir um jardim oriental em uma das escolas municipais que serão inauguradas neste ano. Ingressos: R$ 20.