A vida dos meninos catadores de lixo está retratada na coreografia O Pequeno Teatro do Mundo, que será apresentada pelos alunos do Projeto Dança Masculina, da Escola de Dança do Teatro Guaíra, amanhã, na abertura do Festival de Dança de Ribeirão Preto.
A organização do festival convidou também o aluno da EDTG, Arthur Louarti, para uma apresentação especial, no dia 5. Ele apresentará a coreografia Ritual (coreografia Jair Moraes e música Claudinho Brasil). Já os alunos dos projetos Pré-Profissional e Juvenil, da EDTG, participarão da mostra competitiva, que acontecerá de 7 a 13 de junho, com coreografias de dança clássica e contemporânea.
O projeto de Dança Masculina foi criado em setembro do ano passado pelo assistente de direção e maître do Balé Teatro Guaíra, Jair Moraes, para incentivar a participação de meninos na dança, entre 12 e 22 anos.
O grupo já se apresentou nos festivais de dança de Jaraguá do Sul, Bento Gonçalves, Santo Antônio do Oeste, Faxinal do Céu e no Filo (Londrina). No dia 19 de junho eles se apresentarão em Assunção e, no dia 21, em Puerto Iguazú, na programação do Festival Internacional das Três Fronteiras. Na agenda está ainda uma apresentação para o presidente da Kraft Foods América Latina, no dia 24, no MON.
O desempenho dos meninos chamou a atenção do Banco do Brasil que passou a patrocinar o grupo. O apoio financeiro do BB possibilitará a montagem de um espetáculo que será apresentado em setembro, com crianças dos bairros de Curitiba. Elas estão sendo selecionadas através de oficinas que o grupo vem realizando nos bairros Vila Oficinas, Boa Vista e Boqueirão. “Temos um grande potencial e o projeto possibilita revelar esses talentos”, comenta Jair.