Foto: Divulgação

As inscrições para oficinas já podem ser feitas no site.

continua após a publicidade

Estão abertas as inscrições para o 2.º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino. Serão oferecidas oficinas ministradas pelo crítico italiano Adriano Aprá, pelo diretor de documentários Evaldo Mocarzel, entre outras. Crítico e historiador de cinema italiano, Aprá comandará o seminário ?Rossellini e a multimidialidade?, que mostrará como, há 30 anos, o diretor Roberto Rossellini colocou em evidência a idéia moderna de cinema e televisão, e da mídia em geral, através de seus filmes.

Para ilustrar as características intertextuais e multimídias do cinema de Rossellini, serão exibidos trechos de clássicos como Paisá (1946), Europa 51 (1952), Índia, mãe terra (1957-59), Viagem à Itália (1961) e Cartesius (1973), entre outros. As aulas da oficina serão no dia 10, às 9h e depois às 14h.

Já a oficina ministrada por Evaldo Mocarzel será baseada em experimentações e conceitos do documentarismo. Referência no assunto, Mocarzel é diretor de sete elogiados documentários: À margem da imagem, Mensageiras da luz – Parteiras da Amazônia, Do luto à luta, À margem do concreto, Jardim Ângela (em competição no festival), Brigada pára-quedista e BR-3. Nesta oficina, serão duas aulas com três horas cada, nos dias 9 e 11, a partir das 9h.

Para completar a programação, no dia 11, às 14h, haverá um fórum de debates sobre a cultura do Oriente e do Ocidente inserida no cinema, com a participação de Fernando Severo (diretor), Gehad Ismail Hajar (membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Jom Tob Azulay (diretor e diplomata) e Zelito Viana (diretor e produtor). Integrará o fórum, ainda, o diretor francês Pascal Privet, que organiza o ?Rancontre de Cinema Manosque?, um importante encontro de diretores que está em sua 20.ª edição na França.

continua após a publicidade

Por meio do contato com Privet, que virá pela primeira vez ao Brasil para participar do evento, os curadores internacionais do festival, Vera de Paula e Zelito Viana, selecionaram os filmes da Mostra de Cinema do Oriente. Para participar, tanto das oficinas, quanto do fórum de debates, é preciso inscrever-se pelo site do festival: www.festivaldecinema.pr.gov.br.