“Curtas na Caixa” privilegia o documentário e a ficção

A  próxima sessão do projeto "Curtas na Caixa", que será realizada na quarta-feira, dia 26 de setembro, apresenta dois documentários e duas obras de ficção, todos realizados no Paraná.

"Visionários", do diretor Fernando Severo é um documentário experimental, que pode ser definido como poético, sobre os últimos vestígios de dois santuários construídos no Norte do Paraná por pequenos agricultores de pouca instrução, nos anos 60 e 70, inspirados por visões místicas. Num deles, de inspiração budista, Kekuno Warikoda erigiu um santuário composto por estátuas de divindades orientais, que deveria oferecer proteção contra catástrofes climáticas ou uma hecatombe nuclear. No outro, José de Freitas Miranda construiu uma cidade em miniatura, que chamou de "Aluminosa", destinada a abrigar os sobreviventes de um futuro Apocalipse.

De acordo com Fernando Severo, a idéia era fazer um documentário sobre o que ele supunha ser a alma desses artistas, registrando externamente as obras. Severo diz que fez o filme com o mínimo de roteiro possível e com poucas posições de câmera pré-estabelecidas. "Eu procurei me sensibilizar pelos lugares e me deixar guiar livremente pela intuição", explica o diretor. Sem narração, o destaque de Visionários também está na excepcional trilha sonora de Harry Crowl, que ganhou o prêmio de Melhor Música no Festival de Cinema de Curitiba de 2003.

Pontos de comércio antigos resistindo entre as grandes construções da capital paranaense são o tema do documentário "Vida de Balcão – Antiga Curitiba de Hoje", de Luciano Coelho.  Realizado pelo Núcleo de Produção e Pesquisa do Projeto Olho Vivo, o documentário apresenta uma maneira tradicional de atendimento ao público, que ainda conserva antigos costumes como a venda por caderneta e a amizade de balcão.

Em meio a prédios altos e a movimentação de uma grande capital, Curitiba abriga lugares que nos remetem a uma cidade perdida no  tempo. São armazéns que resistem ao desenvolvimento urbano e às novas formas de fazer comércio, com sua presença sutil e nostálgica.

"Valdir e Rute", do diretor Elói Pires, é uma ficção que mostra a trajetória de um fogão roubado, e como ele altera a rotina de um casal de catadores de papel que luta pela sobrevivência.

"CTRL + Z enquanto houver atalho", trata da superficialidade e da intimidade de dois personagens num bate-papo pela Internet. Com um final surpreendente, "CTRL + Z" tem a direção de Eduardo Sobrinho, com fotografia de Cláudia Guimarães. "CTRL + Z" foi o grande vencedor do 7º Festival de Cinema Vídeo e DCine de Curitiba ganhando os troféus de Melhor Vídeo de Ficção, Melhor Vídeo, Melhor Direção e Melhor Vídeo Paranaense, na escolha da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná.
 
Serviço:

"Curtas na Caixa". Teatro da Caixa, dia 26 de setembro, quarta-feira. Às 12h30 e 18h30. Entrada Franca. O Teatro da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações 2118-5232. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo