A inconstância da vida, com seus altos e baixos orienta o roteiro do curta metragem Dominó, com estreia marcada para o dia 8 de março, às 20h, na Cinemateca de Curitiba.
O filme, que tem locações no Bosque de Portugal e Palacete dos Leões, em Curitiba, é o terceiro da diretora June Meireles, e o primeiro com ideia original, já que os anteriores eram contos adaptados. O filme tem trechos do poema “Nosso livro” da poetisa portuguesa Florbela Espanca, que morreu nos anos 30.
No elenco estão Edna Picoli, Gabriel do Valle e Marino Dallacosta Neto. A direção de arte é de Aline Presa, pós-produção e sound design de Andrei Chiminazzo e direção de fotografia de Dionei Santos. A trilha sonora – Sinfonia nº 9, “Do novo mundo – Abertura carnaval”- é do russo Antonin Dvorák.
Com inspiração existencialista, o curta tem como referência “ideia de que o mundo não é um lugar seguro, e tudo pode acontecer de um momento para o outro. Isso desperta emoções tão intensas que por vezes nos perdemos entre o real e o imaginário”, diz a diretora.
Dois personagens – uma mulher e um garoto – dão vida à narrativa passando, eles próprios, de situações de uma rotina calma para momentos de desordem, angústia e caos. Os conflitos próprios desse estado de incerteza são representados no filme por um terceiro elemento: uma imagem fantasmagórica, espécie de materialização dos medos e tensões dessa adaptação ao mundo e seus imprevistos.
O curta Dominó é uma produção independente, viabilizada em parceria com a produtora V1 Cine Vídeo, além de trabalho voluntário de atores e equipe técnica. Após a estréia na Cinemateca, o curta segue para concorrer em festivais de cinema nacionais e no Festival de Cinema da Lisboa, em Portugal.
Serviço
Curta metragem Dominó
Quando: 8 de março/2012
Onde: Cinemateca de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174
Sessões: 20 h
Telefone: 41 3321.3252
Mais informações: 41 9203.9780
Entrada franca