O Conservatório de Música Popular Brasileira abre, de 21 a 25 de janeiro, inscrições para os cursos regulares de canto e instrumentos. Serão ofertadas 200 vagas para alunos iniciantes e em estágio avançado, mas cada curso terá uma cota para novos alunos, em diversos horários. Há vagas em 16 dos 33 cursos ofertados no Conservatório, espaço da Prefeitura de Curitiba.
As vagas disponíveis são: acordeão (6 vagas), baixo elétrico (10 vagas), bateria (20 vagas), canto popular (42 vagas), cavaquinho (8 vagas), flauta doce (5 vagas), flauta transversal (8 vagas), guitarra elétrica (10 vagas), harmônica (5 vagas), percussão (10 vagas), piano (20 vagas), saxofone (8 vagas), trombone (5 vagas), trompete (5 vagas), viola caipira (8 vagas) e violão (30 vagas). A novidade deste ano é a obrigatoriedade dos cursos teóricos e os novos critérios de seleção.
Para ingressar no Conservatório, o aluno fará um teste de nivelamento que levará em consideração seu desempenho em três etapas. Na primeira fase (teste de musicalidade), serão avaliadas as capacidades perceptivas do aluno nos aspectos rítmico e melódico; na segunda (teste teórico), serão testados seus conhecimentos teóricos; na terceira fase (teste prático), será testado o desempenho do aluno no instrumento escolhido. A primeira etapa é obrigatória para todos os alunos, a segunda e a terceira etapas são destinadas a alunos que já possuam conhecimentos teóricos e com o instrumento.
Além desta seleção, todo aluno que ingressar no Conservatório de MPB deverá cursar, obrigatoriamente, uma disciplina teórica básica (DTB), paralelamente ao curso de instrumento ou canto. A disciplina adequada para cada aluno será determinada pelos testes de nivelamento. Há três modalidades de disciplina teórica básica: Ritmo e Som, indicada para alunos iniciantes; Linguagem e Estruturação Musical, indicada para alunos em nível intermediário; e Harmonia Funcional, para alunos avançados.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cursos do Conservatório (Rua Mateus Leme, 66), das 9h às 12h e 14h às 18h. O teste de nivelamento custa R$ 8 e a inscrição custa R$ 50. Os valores das mensalidades variam conforme o curso escolhido. Mais informações pelo telefone 3321-2815.