O ilustrador curitibano Butcher Billy resolveu dar uma mãozinha no marketing para os candidatos à presidência. Mas, ao contrário que comumente acontece, as campanhas de Dilma, Aécio Neves e Marina Silva passaram a ser supersinceras.
Para criar o trabalho Butcher usou três importantes referências musicais – as canções “Rise”, do Public Imagem Ltd., “Cocaine”, de Eric Clapton, e “God Save the Queen”, dos Sex Pistols –, além de brincar com pop art e quadrinhos. A ideia do artista é, justamente, mostrar as contradições entre o que é dito em frente às câmeras e a realidade que rodeia cada uma dos cândidos ao Palácio do Planalto.
“A ideia surgiu da tentativa de se inverter a ordem natural das eleições, ao se criar um retrato bem humorado e ácido dessa época final de debates e horários políticos. Com a proximidade do dia de votação, o cerco vai se fechando e as acusações e denúncias entre partidos e candidatos vão aumentando em uma disputa crescente, não restando nada ao povo além de assistir”, comentou o artista ao Paraná Online.
Ao apresentar a série “Vote Butcher”, o artista escreve: “A contagem regressiva para as eleições do Brasil começa enquanto o mundo assiste ao destino do maior país na América do Sul e como isso afetará outras nações”.
Bom humor
Além de dialogar sobre a indecisão de Marina Silva sobre temas polêmicos, os trabalhos de Billy também se pautam nos boatos de que Aécio Never seria viciado em cocaína. Apesar dos temas delicados com os quais trabalha, o ilustrador acredita que a base principal da sua obra é o bom humor.
“As obras são claramente pautadas pelo bom humor, ainda que por vezes pareçam ter sua dose de acidez. As referências presentes fazem parte do imaginário coletivo dos eleitores e o projeto apenas brinca com isso através da mistura de conceitos visuais que a princípio nada tem a ver com os candidatos”, revelou.
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Dilma como a “Rainha” brasileira. |
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Marina Silva e suas várias alianças. |