Friedrich Schiller nasceu em Marbach am Neckar, Alemanha, em novembro de 1759. Viveu em Stuttgart, Jena e Weimar, onde faleceu depois de longa enfermidade, em 9 de maio de 1805. Na história da literatura e, principalmente, na história do teatro, Friedrich Schiller costuma figurar, ao lado de Goethe, entre os grandes autores do classicismo alemão. A dramaturgia de Schiller percorreu vários caminhos, passou pelo drama revolucionário, pelo burguês e ideológico para, afinal, num processo de amadurecimento, elevar-se ao drama de conflitos individuais inseridos num contexto histórico. Ao mesmo tempo, alcançou expressão própria no campo de filosofia e na poesia.
Será que Schiller é hoje apenas leitura obrigatória para professores de alemão? Um clássico sem influência, cuja sede de liberdade não pode mais incentivar nenhum jovem? Será que hoje alguém pode compreender com que entusiasmo se falava da sua pessoa? Ele foi o ?homem do bom, verdadeiro e belo? (Goethe), o ?grande escritor genial?(Hoelderlin), a ?apoteose da arte? (Thomas Mann). A ocasião de seu 200.º aniversário de morte pôs em movimento uma pequena indústria, foram publicadas dezenas de biografias, livros ilustrados, traduções de alemão para as mais diversas línguas, além de eventos promovidos em Marbach e Weimar, entre eles duas exposições e um programa festivo no Deutsches Nationaltheater em Weimar (www.schillerjahr2005.de).
O evento ?Semana Schiller?, promovido pelo Goethe-Institut Curitiba e cooperação com a Universidade Federal do Paraná, procura mostrar todo o panorama da obra e do homem Friedrich Schiller. Nas leituras cênicas serão mostrados trechos de Intriga e Amor (dia 9 de maio), Maria Stuart (dia 11 de maio) e de A Noiva de Messina (dia 13 de maio). Após os eventos, terá debate com o público.
Serviço:
Local: Auditório Immanuel Kant do Goethe-Institut Curitiba – Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Telefone: 262 82 44
E-mail: info@curitiba.goethe.org
