Curitiba terá bailes de Carnaval nos bairros

A Fundação Cultural de Curitiba realizará 12 bailes populares durante o Carnaval. Os bailes acontecem domingo (26), segunda (27) e terça-feira (28), no Ginásio de Esportes do Centro Social do Bairro Novo e na Rua da Cidadania da Fazendinha. Em cada local haverá dois bailes por dia – o infantil, das 15h às 19h, e o adulto, das 20h às 24h. A entrada é franca.

A animação ficará por conta das bandas curitibanas Lefigarro, Patropi Band e Nova Era, que prometem um repertório variado com muito samba, pagode, axé e marchinhas de Carnaval. A banda Lefigarro é a atração dos bailes na Fazendinha. Somente no domingo à noite, a animação estará a cargo da banda Nova Era. A Patropi Band faz a festa no Bairro Novo.

Para Marcelo Lefigarro, vocalista de uma das bandas mais conhecidas do público curitibano, tocar na Rua da Cidadania é um privilégio. "Esse é o nosso terceiro Carnaval na Fazendinha. No último ano atingimos um público de 5 mil pessoas e a expectativa, agora, é superar essa marca", diz Marcelo.

Formada por oito músicos e dois técnicos, a banda Lefigarro é a responsável pela animação de boa parte das festas em Curitiba. O grupo deve lançar em breve o seu quarto CD, reunindo os sucessos da carreira e uma música inédita, que será o carro-chefe desse Carnaval. "A banda prioriza os ritmos que colocam a platéia para dançar sem parar. Na animação das festas, embalamos a moçada com pagode, samba, axé music, pop rock, entre outros ritmos populares", diz o vocalista.

A Patropi Band faz a sua primeira participação em bailes de Carnaval promovidos pela Fundação Cultural. Antonio Gil, empresário artístico da banda, acredita que essa será uma grande oportunidade para o grupo. "Já estamos na estrada há algum tempo e pretendemos animar os bailes com o repertório tocado na mídia", adianta o produtor.

A banda Nova Era também integra a programação dos bailes das Ruas da Cidadania, apresentando-se no domingo à noite, na Fazendinha. "Vamos com toda disposição para manter o pique do Carnaval lá em cima", garante Índio, o vocalista da Nova Era.

Na Avenida Cândido de Abreu, o Carnaval será no sábado, com desfiles de grupos e escolas de samba. A festa começa às 18 horas, com os desfiles dos grupos Afoxé e Rancho das Flores.

O Rancho das Flores, grupo que reúne 620 foliões com idade entre 65 e 90 anos, que participam de programas municipais de apoio à terceira idade, vai para a avenida neste ano com um novo conceito em alegoria. Há 20 anos no ramo, o carnavalesco e ator Áldice Lopes conta que o grupo se apresenta com cores, detalhes e alegria.

Coordenado em parceria pela Fundação Cultural e Fundação de Ação Social (FAS) o Rancho é um bloco de carnaval do chamado "Grupo Especial" onde o ritmo é a marcha-rancho. O enredo neste ano será "Encanto na Avenida", de Nelsinho Cerrato Júnior.

Áldice Lopes, que já atuou na Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, é responsável pela "repaginação" do bloco. Nessa tarefa, ele é auxiliado por César Monteiro, outro carnavalesco experiente, que já atuou na escola de samba Gaviões da Fiel, de São Paulo, e por uma equipe de nove pessoas, entre produtores, cenotécnicos, costureiras e aderecistas.

Como nos anos anteriores, o bloco da Terceira Idade desfilará com os componentes representando com camisetas de cores diferentes, as nove administrações regionais. Usando materiais totalmente recicláveis, os foliões prometem animar as arquibancadas montadas na Avenida Cândido de Abreu, junto à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, durante cerca de 45 minutos.

O desfile abre com o estandarte da escola, rainha da bateria e os figurantes. A comissão de frente entra na avenida vestindo trajes de época que evocam a Curitiba fundada há 313 anos e, em seguida, virá o carro abre-alas com quatro anjos.

A ala das baianas promete surpreender os foliões. Elas vão desfilar com vestidos que terão, na barra, desenhos das calçadas em petit-pavê da Rua 15 de Novembro.

Na seqüência, desfilam as escolas do Grupo B, com a apresentação da escola Bairro Alto e da Internautas.

O desfile das escolas do Grupo A está previsto para ter início às 21 horas, com as escolas desfilando na seguinte ordem: Unidos de Pinhais, Bom à Beça, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul e Embaixadores da Alegria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo