Na sexta-feira, dia 20 de outubro, tem show com Quarteto Romançal e o convidado Caito Marcondes. O quarteto sobe ao palco do Teatro Paiol, às 21h e, além de apresentar todo o sabor da música instrumental pernambucana, recebe o ilustre baterista, percussionista, pianista, compositor e arranjador Caito Marcondes.

continua após a publicidade

Caito, que tocou com diversos músicos como Hermeto Pascoal, Rita Lee, Chico César, Joyce, Marlui Miranda, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, John Scofield, Milton Nascimento, Ná Ozzetti, Claudio Dauelsberg, Ulisses Rocha, Heraldo do Monte e Nelson Ayres, é o convidado especial da noite. ?Caito sempre foi para mim um músico referência. Era o percussionista que eu sonhara ter no Quarteto Romançal?, conta Antônio Madureira, violonista do Quarteto Romançal. Sobre o projeto, o músico destaca que é uma grande mostra da música instrumental e a confirmação de um circuito da maior importância para a formação de platéias e instrumentistas. ?É uma grande oportunidade fazermos parte de um elenco tão competente no âmbito da música instrumental do Brasil?, completa Madureira.

Após o sucesso da primeira etapa, o projeto, que é patrocinado pela Petrobras, volta no segundo semestre com novos músicos, abrangendo seis capitais brasileiras e com convidados especiais como Nivaldo Ornelas, Caito Marcondes, Guinga e Renato Borghetti. Até o final do ano, Curitiba recebe um show de música instrumental do Circular Brasil por mês.

Sob a batuta do produtor geral (e também músico) Marcelo Guima, a turnê, que vai até o dia 22 de dezembro, apresenta 24 shows em Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Recife e Vitória. Essa edição do Circular Brasil apresenta a musicalidade de Jairo de Lara e Grupo (Minas Gerais), Quarteto Romançal (Pernambuco), Rogério Gulin (Paraná) e Grupo e Marcello Caminha Trio (Rio Grande do Sul) – cada banda sempre acompanhada de um convidado especial. ?Isso propicia que o projeto colabore para a formação de público, mescle talentos consagrados a artistas que vêm se destacando no cenário musical, além de promover o intercâmbio cultural de músicos e platéia?, destaca Guima.

Sobre o Circular Brasil

continua após a publicidade

Miscigenar ainda mais a cultura nacional. Essa é a proposta do Circular Brasil, um projeto inédito que, desde o início do ano, tem apresentado diversos espetáculos de música popular brasileira Instrumental pelo país. A primeira etapa do Circular Brasil foi composta de 32 shows apresentados entre 15 de março e 29 de junho em quatro estados brasileiros: Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesse segundo semestre, as apresentações chegam em mais dois estados além dos já mencionados: Pernambuco e Paraná. Outro diferencial é que todos os shows têm músicos notáveis como convidados especiais, além dos grupos. ?Os artistas que compõem o projeto refletem as peculiaridades da música instrumental valorizando, sempre que possível, o sotaque regional de seus estados de origem. Com isso, temos tido muito sucesso em promover a troca de experiências, de cultura e mostrado o que existe além do eixo Rio/São Paulo?, afirma Marcelo Guima, da Arko Produções.

continua após a publicidade