No final de semana de 2 e 3 de setembro Curitiba recebe, pela primeira vez, o Sesi Bonecos do Brasil, um evento que se dedica à democratização, por meio de apresentações gratuitas, do que há de melhor na arte do teatro de bonecos no País. Nestes dois dias, o Parque Barigüi irá concentrar exibições de 13 companhias brasileiras, além de apresentações de Zé de Vina, de Pernambuco, considerado o grande mestre da atualidade do mamulengo.
A programação inclui espetáculos e companhias teatrais de vários estados do País, que mostrarão ao público as variadas faces da arte do teatro de bonecos. Alguns desses grupos são o Trip Teatro de Bonecos (SC), Giramundo (MG), um das mais premiados em todo o mundo, Cia. da Tribo, Truks (que recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do País) e Teatro Ventoforte (que em 1974 apresentou a peça considerada marco do teatro para crianças no Brasil), os três de São Paulo, e Miyashiro Teatro de Bonecos, do Paraná. No palco, crianças e adultos poderão conhecer diversas técnicas, como os bonecos de luva (marionetes e mamulengos), manipulação com vara e teatro de sombras, além do divertido desfile de bonecos gigantes de Olinda, cidade considerada o berço dos bonecos no País.
Esta é a terceira edição do evento, que chega a Curitiba após temporada em Belo Horizonte (MG), realizada entre os dias 26 e 27 de agosto carregando números expressivos: cerca de 500 mil pessoas presentes nas versões anteriores em 15 estados brasileiros. O projeto se consolidou como uma das mostras mais importantes e arrojadas nesse campo da expressão teatral. Em 2004, as apresentações foram realizadas em todas as capitais do nordeste. No ano passado, foi a vez do centro-oeste, além de Palmas (TO) e Vitória (ES). De Curitiba, o evento segue para Porto Alegre (RS) e Joinville (SC).
Idealizado pela publicitária pernambucana Lina Rosa e patrocinado pelo Sesi, o projeto tem se voltado para a ampliação do olhar do público brasileiro em relação ao teatro de bonecos. Entre os critérios utilizados para selecionar as peças está a diversidade de técnicas de manipulação de bonecos e a complexidade dos espetáculos. Desta forma, o Sesi Bonecos surge para mostrar que, além das obras infantis ou de humor, o gênero também permite a criação de espetáculos de temática adulta, com grande apelo visual e sofisticados recursos técnicos.
Outro aspecto importante do projeto está no seu engajamento para que o teatro de bonecos rompa preconceitos e seja reconhecido como uma expressão artística de primeira grandeza, o que de fato é. Não apenas em Curitiba, mas em todas as cidades por onde passará, o Sesi Bonecos recolherá assinatura dos visitantes como parte de uma campanha para que o teatro de bonecos seja reconhecido pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural.
Programação:
Serviço:
Sesi Bonecos do Brasil. Local: Parque Barigüi – Bairro Bigorrilho – entre a BR 277 e a Avenida Cândido Hartmann. Datas e horários: 2 e 3 de setembro de 2006
Horários: sábado, das 16h às 21h; domingo, das 16h às 20h. Entrada: franca- Telefone: (41) 3339-8975.