Foto que intrega a exposição na Romário Martins. |
Evidenciar o dia-a-dia da cidade durante a segunda grande guerra é a intenção da mostra O cotidiano de Curitiba durante a II Guerra Mundial, que pretende elucidar situações específicas e pouco exploradas daquele momento. A exposição está aberta na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h.
Em Curitiba, onde era grande o número de imigrantes descendentes dos países do Eixo, a experiência da guerra transformou, de maneira diferenciada do restante do País, a vida dos vários grupos de pessoas que aqui viviam.
Através de periódicos da época e de depoimentos, constata-se que os fatos mais marcantes diziam respeito à vida cotidiana, como a alta do custo de vida, o racionamento do trigo, do açúcar e dos combustíveis, os exercícios de blecaute e os quebra-quebras. Outras lembranças freqüentes foram passeatas lideradas pelos estudantes, campanhas de arrecadação, a ida dos pracinhas, notícias sobre o conflito ouvidas do rádio, bem como a emoção quando terminou a guerra.
Serviço
Exposição O cotidiano de Curitiba durante a II Guerra Mundial. Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30). Até 10 de outubro de 2004, entrada franca.