Curitiba ganha novo projeto cultural gratuito

A Livrarias Curitiba inicia uma nova atividade cultural gratuita para levar à população informações sobre diferentes estilos de composições. Intitulado ?Ciclo de Música?, o projeto vai acontecer a cada 15 dias, até o fim do ano, e terá ampla variedade de repertório e sonoridades. O primeiro evento está marcado para hoje, a partir das 19h, na loja do Shopping Estação. Será uma palestra de introdução à música clássica da Índia, com a presença do cantor curitibano Ângelo Esmanhotto, que vai fazer pocket-show em seguida.

De acordo com Horácio Tomizawa De Bonnis, idealizador do projeto, o objetivo é despertar na população o gosto pelos ritmos que não tocam no grande cenário artístico, mas que possuem qualidades distintas e ainda são pouco conhecidos pela maioria dos apreciadores de música de qualidade. ?Todas as apresentações serão acompanhadas de explicações técnicas, demonstrações de instrumentos e dicas de onde os produtos podem ser encontrados. Assim, conhecendo outros estilos, os ouvintes naturalmente ficam com o gosto musical mais refinado?, conta.

Tema

Entre os assuntos abordados, Esmanhotto vai falar sobre os relatos e origens dos sons indianos e sua função social, vai apresentar os instrumentos, características e mostrar as diferentes escalas sonoras para compor melodias.

Também vai discorrer sobre os vários estilos indianos, como ?Dhrupad? (estilo formal e rígido de interpretação), ?Kayal? (significa imaginação, forma solta que permite uma imaginação mais livre), ?Tarana? (forma de canto rápido onde se utilizam sílabas sem significado, mas quando executadas juntas formam palavras persas com simbolismo místico), ?Thumri? (poemas românticos interpretados com uma combinação de notas), ?Bhajan? (canções religiosas), ?Dhamar? (canção dedicada a Krishna durante o festival da primavera) e ?Dadra? (canção clássica leve e que também leva o nome de um padrão rítmico).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo