Inaugura hoje em Curitiba a Casa de Artes Paulo Bastos Dias, um belo espaço cultural no bairro São Francisco, destinada a apreciadores de artes, profissionais e interessados em aprender e entender o mundo das cores, da fotografia, história da arte, técnicas de pintura em tela, e em cerâmica, e abordagens do funcionamento do cérebro, inédito em Curitiba.
Um complexo que contempla uma galeria e uma escola, montados carinhosamente por Elizabete Lacerda e Paulo Bastos Dias, marido e mulher que dividem juntos, também, a paixão pela pintura. ?Todos podem aprender a pintar. Isso não é um dom exclusivo de algumas pessoas. Todos temos um pintor escondido dentro de nós, basta trabalhar o lado direito do cérebro, que é o lado criativo e intuitivo?, explica Paulo. ?Esse espaço foi criado para passar ao próximo o nosso conhecimento e nossa experiência?, diz Elizabete.
Paulo nasceu no Rio de Janeiro e, em trinta anos de carreira artística, já freqüentou vários cursos e ganhou muitos prêmios. O realismo, simbolismo e abstracionismo se juntam em sua pintura, que tem grande versatilidade. Ele produz trabalhos em diversos estilos e técnicas, como o óleo, a têmpera, a aquarela e o acrílico. Os trabalhos de Elizabete mostram sempre uma figura contemporânea; são quadros de temática variada com um colorido sofisticado e um apurado senso de composição. Os trabalhos de ambos estão em exposição na galeria com um acervo fixo, juntamente com as obras de Raul Lacerda Neto, filho de Elizabete, e que já tem uma técnica mais abstrata, onde a cor e a textura se unem em obras de grande luminosidade. Raul, que pinta desde os sete anos de idade, segundo sua mãe, já foi premiado no VI Salão do Clube Curitibano. As obras também estão à venda no local.
Foto: Ciciro Back |
As obras também estão à venda. |
Além de Paulo e Elizabete, a Casa conta com outros professores que aplicarão os cursos: Como manusear a câmera digital e noções de fotografia, Ateliê de pintura, Teoria da cor, Desenhando com o lado direito do cérebro e Ilustração botânica. Um dos cursos que chama a atenção, por ser muito interessante, mas pouco aplicado e conhecido, é o Desenhando com o lado direito do cérebro, técnica criada pela professora Betty Edwards, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA, e aprimorado pelo professor Paulo Bastos. O método se baseia no fato de que todos têm o dom para desenhar, basta acionar o lado direito do cérebro, que é feito através de exercícios práticos. ?Um dos motivos que resolvemos abrir esse espaço foi para ensinar às pessoas técnicas que a maioria das escolas de artes não ensinam?, conta Paulo, que, além de artista, também é professor há 17 anos. Outro curso muito interessante é o Teoria da Cor, que ensina as características básicas das cores, seus contrastes, harmonizações e discordâncias. ?Esse curso é voltado não somente a pintores profissionais, mas também amadores, fotógrafos, designers, paisagistas e todos aqueles interessados em entender o mundo das cores e suas funções?, explica Paulo. A Casa de Artes Paulo Bastos Dias fica na Rua Benvindo Valente, 270, bairro São Francisco (telefone: 3232-3643). Um espaço muito bonito, que desperta o interesse de qualquer um pela arte e pela pintura.