Anderson Tozato / GPP |
A ópera Gianni Schicchi estréia hoje. |
O Teatro Guaíra apresenta a partir de hoje a ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, uma co-produção da Acord (Associação de Coordenação e Desenvolvimento de Arte e Cultura) e do Centro Cultural Teatro Guaíra. O espetáculo irá contar com a Orquestra Sinfônica do Paraná, regência de Alessandro Sangiorgi, e direção cênica de Marcelo Marchioro. Gianni Schicchi é a única ópera cômica de Puccini, em um ato com libreto de Giovacchino Forzano. Faz parte do Trittico (conjunto de três óperas compostas por Puccini: Sour Angélica, II Tabarro e Gianni Schicchi).
Escrita por Puccini em 1918, a ópera estreou no Metropolitan Opera House, em Nova York, em 14 de dezembro do mesmo ano. A trama se passa em Florença, no ano de 1299 e trata do assunto do momento no Brasil: esperteza em tratar de bens alheios. Dante Alighieri, no canto XXX da Divina Comédia colocou seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafetos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, membro da família), deixando a maior parte dos bens de Buoso, que morreu em 1 de setembro de 1299, para a família Schicchi. O objetivo da ópera de Puccini é prover que, afinal de contas, Gianni Schicchi não merecia ir para o Inferno.
Giacomo Puccini (1858-1924) nasceu na cidade de Lucca, região toscana da Itália, e é compositor de obras famosas como Madame Butterfly, La Bohème e Turandot. Suas óperas requerem mais do que cantores, pois exigem um preciosismo cênico e uma dramaticidade em cada gesto e expressão que estão cada vez mais próximos do trabalho do ator.
O elenco é composto por cantores líricos renomados. Dentre as solistas, Denise Sartori, mezzo soprano de destaque na ópera pelo Brasil e exterior, estreou em Dom Giovanni, Fausto, Rigoletto e Cramem; a soprano Luciana Melamed, que já fez sucesso fora do Brasil; o barítono Alexandre Trovon e outros talentos de destaque.
A qualidade da montagem paranaense da ópera Gianni Schicchi é um esforço conjunto de diretores, cantores, professores, músicos e produtores, que reúnem coragem, ousadia, experiência e determinação.
Serviço:
Ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini.
Dias 28 e 29 de setembro, 1 e 2 de outubro.
Dias 28, 29 e 1 às 20h30 e dia 2 às 18h, no Guairão.
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto.