A Fundação Cultural de Curitiba foi uma das selecionadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos e equipamentos do Programa Olhar Brasil, que tem o objetivo de apoiar a produção audiovisual independente em diversas regiões do País com implantação de Núcleos de Produção Digital. O programa será lançado pelo Ministério da Cultura no dia 12 de abril, em Aracaju (SE).
Foram selecionados 11 projetos, contemplando os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí e Sergipe. Para realização do seu projeto, Curitiba receberá equipamentos de iluminação, captação de som e imagem, edição não linear e finalização, além de R$ 100 mil para início dos processos de formação e capacitação de profissionais.
A ação faz parte da política de regionalização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que pretende estabelecer corpos estáveis nas diversas regiões, interligados em rede – a Rede Olhar Brasil – com perfil de centros de educação audiovisual e de apoio à produção independente. A implantação dos Núcleos de Produção Digital é a primeira fase do programa, que também inclui ações nas áreas de formação e difusão audiovisuais.
Participando do Olhar Brasil, Curitiba passa a ter o seu Núcleo de Produção Digital, que coordenará cursos de cinema e vídeo teóricos e práticos. A proposta da Fundação, selecionada pelo programa nacional, é atuar em todas as nove regionais, em sistema de rodízio, bem como realizar cursos de formação básica, sem custos para os participantes, com duração de dois meses cada. Os equipamentos serão disponibilizados aos alunos e realizadores independentes.
Em Curitiba, o programa será desenvolvido por um conselho gestor, responsável pela seleção de projetos e definição de um calendário de utilização dos equipamentos. Esse conselho será formado por representantes da Fundação Cultural de Curitiba, da Associação de Vídeo e Cinema de Curitiba e dos produtores independentes.