continua após a publicidade

Londrina – A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, está renovando com a Fundação Cultural Artística (Funcart) o convênio para a continuidade dos trabalhos da Escola Municipal de Dança, da Escola Municipal de Teatro e do Ballet de Londrina. Ao todo, o convênio em vigência de janeiro a dezembro deste ano é de R$ 480 mil.

Para o secretário de Cultura, Luciano Bitencourt, a parceria da Prefeitura com a Funcart é uma estratégia importante para o desenvolvimento de parte da política municipal para as áreas de dança e teatro. "É uma parceria interessante que tem dado bons resultados e na administração do prefeito Nedson, aprofundamos a relação com a Funcart", disse o secretário.

Para Bitencourt, o estreitamento das relações com a organização, que mantém as escolas de Dança, Teatro e o Ballet, permitiu extrapolar a formação da dança clássica e profissional articulando esse conhecimento com setores populares. Segundo o diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, o convênio mantido com a Prefeitura é a principal fonte de investimento da fundação. "Os recursos propiciam manter a estrutura básica das escolas fazendo com que possamos trabalhar com tranqüilidade", afirmou Ramos. "Isso permite que tenhamos possibilidade de captar recursos com outras fontes para desenvolvimento dos projetos."

continua após a publicidade

Leonardo Ramos explicou que o dinheiro do convênio é usado basicamente para pagamento dos salários de professores, oficineiros e dos profissionais do corpo do Ballet de Londrina, uma das mais importantes companhia, de dança do País. Ao todo são 36 funcionários entre bailarinos (13); professores de dança (4); professores de teatro (6); oficineiros de dança (4); diretores (2); vigias e faxineiros (5) e técnicos de palco (2).

Atualmente, conforme Ramos, a Escola de Dança atende cerca de 200 crianças e adolescentes na sede, às margens do Lago Igapó na Rua Senador Souza Naves, e cerca de 150 pessoas na Escola de Teatro.

continua após a publicidade