Três histórias tradicionais compõem o espetáculo Lendas japonesas, feito para atrair crianças e adultos ao mesclar a cultura oriental com o jeito brasileiro. O projeto, da companhia de teatro Camelo, é uma homenagem ao artista nikkei Cláudio Setto, um dos maiores conhecedores das lendas e tradições japonesas.

continua após a publicidade

As tradições da cultura japonesa são apresentadas como aprendizado a um menino, que adora fazer desenhos de gatos e, durante sua caminhada, é conduzido por um ser fantástico a um fascinante e misterioso universo das lendas japonesas, que estão no campo do fantástico e do simbólico, trazendo junto um leque de conhecimentos sagrados e filosóficos.

A árdua tarefa de entreter tanto as crianças quanto os adultos foi um dos focos da produção do espetáculo. “Não é um tipo de teatro que se faz muito por aqui, que funcione para as crianças e que os pais possam assistir e aprender coisas diferentes e que no nosso caso está funcionando”, conta o diretor do Lendas, Pretto Galiotto.

As mukashi-banashi (histórias antigas), como são conhecidas, foram preservadas pela literatura oral, cantadas em forma de prosa, ao som do biwa um instrumento musical de cordas pelos monges cegos que cruzavam o Japão.

continua após a publicidade

Sua temática varia entre histórias com criaturas encantadas, princesas, velhinhos e velhinhas, fantasmas, onis (demônios) e animais, sempre apresentando o aspecto sagrado e religioso.

“A realização deste espetáculo procura não apenas despertar o interesse das crianças para o universo japonês, mas também demonstrar como a miscigenação cultural enriquece a realidade brasileira”, explica a autora do texto, Patrícia Kamis. “Na encenação foi utilizada a estética zen. Criamos uma cena homenageando o teatro nô e kabuki e outra relembrando a tragédia da bomba atômica”, antecipa Galiotto.

continua após a publicidade

O projeto, que começou em 2007, pretendia contar com o Seto para fazer a coordenação dos estudos de lendas, pelo seu conhecimento único sobre o tema, mas a parceria foi interrompida com a morte do artista, em 2008.

Serviço

Lendas japonesas, do Grupo Camelo. Sábados e domingos, até 19 de junho, sempre às 16h. Espaço Teatro Regina Vogue (Shopping Estação). Ingressos a R$14,00.