Cultura de Andaluzia no palco do Guaíra

As imagens projetadas são da Andaluzia, sul da Espanha. O ritmo é o das passadas marcantes e fortes do flamenco. A música enriquecida pela harmonia dos violões, combinada com os cantos flamencos.

Mais uma vez no Teatro Guaíra, o grupo Carmem Romero traz o melhor da arte flamenca, num arranjo de imagens da cultura da Andaluzia, juntamente com os bailes de gestos fortes e sapateados vibrantes acompanhados da música ao vivo. A apresentação tem 1h15min de duração e traz no programa cinco coreografias, um solo de castanholas e também a participação dos músicos individualmente. Apoiado pela Lei Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, o projeto levou seis meses para ficar pronto e agora, sob o título de ?Flamenco Tradição e Arte? promete lotar novamente o Guairinha nos dias 28 e 29 de novembro.

Para o espetáculo foram criados figurinos mais leves no que diz respeito aos tecidos usados e modelos mais modernos no corte dos vestidos, sem perder o charme dos babados, das saias longas e trajes com franjas do flamenco tradicional.

Os apaixonados pela música flamenca também poderão se deliciar com a performance dos músicos (tirar cantantes) Andréa Gutiérrez e Rodriggo Vivasz (no canto) e Juan Thomas Alvarez (no violão) e ainda conhecer de perto a sonoridade do cajón (instrumento de percussão).

?Em nossos espetáculos, temos sempre o objetivo de mostrar não só a dança flamenca, mas também de trazer à tona toda a riqueza e cultura da Andaluzia. Assim, tudo é pensado nos mínimos detalhes para fazer com que o espectador consiga se transportar para o cenário da região sul da Espanha, explica Carmen.

Assim, além da música e dos passos vibrantes, o espetáculo também trabalha com o referencial das imagens. Como pano de fundo para a dança, projeções de fotos da arquitetura das províncias andaluzas, de obras de renomados pintores da região, imagens de artistas da música e da dança flamenca e um pouco do cotidiano do povo andaluz, profundamente marcante em suas tradições e religiosidade.

Carmen Romero é bailarina, coreógrafa e professora de flamenco. Formada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela PUCPR, pós-graduada em Artes pela Universidade Tuiuti do Paraná e com especialização em Madri (Espanha), dirigiu e participou dos espetáculos montados em Curitiba.

Serviço

Espetáculo Flamenco Tradição e Arte – dias 28 e 29 de novembro, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) às 20h30. Ingressos e informações Escola Carmen Romero Dança Flamenca – Rua Nilo Cairo, 240-  Fone: 3262-9782. Site: www.carmenromero.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo