Em seu novo livro de contos, o premiado escritor Cristovão Tezza retorna ao gênero depois de mais de 30 anos dedicados ao romance. “Beatriz” traz de volta a personagem apresentada ao público em “Um erro emocional”, romance que sucedeu o aclamado “O filho eterno”, que consagrou o autor entre os mais conceituados escritores brasileiros contemporâneos ao conquistar os principais prêmios literários em 2008.

continua após a publicidade

Após o estrondoso sucesso do livro que conta a delicada relação entre um pai e um filho com Síndrome de Down, Tezza superou as expectativas da crítica e do público ao narrar uma belíssima história de amor em “Um erro emocional”, considerado por ele seu romance mais maduro, que teve a primeira edição esgotada em três meses. 

Em “Beatriz”, mergulhamos na ficção e, paralelamente, refletimos sobre as relações entre leitor e autor, leitura e livro, o escritor e a liturgia de seu trabalho.

Autor de mais de 15 títulos entre ficção, volumes didáticos e ensaios acadêmicos, Tezza retorna agora aos contos depois de mais de 30 anos dedicados ao romance. “Confesso que nunca fui contista. Escrevi um único livro de contos na vida, ´A cidade inventada`, histórias penosamente criadas e buriladas entre 1969 e 1979 com a intenção de aprender a escrever e dominar as artes da ficção, e publicadas em 1980”, declara o autor. Em “Beatriz”, a personagem que se tornou conhecida do público em “Um erro emocional” acompanha agora o autor em situações originais.

continua após a publicidade

Composto por sete histórias longas e um prólogo revelador, em que o autor confessa suas fraquezas, o livro de contos traz a marca do romancista: em todos está presente a mesma personagem, Beatriz, em momentos diferentes de sua vida, e às vezes Paulo Donetti, o escritor que é sua difícil paixão. O autor revela que os contos de “Beatriz” são, de certa forma, não a continuação do romance anterior, apesar de terem surgido antes, mas as suas premissas: “Todos os textos foram refeitos para esta edição, porque agora eu sei mais sobre Beatriz e Donetti do que sabia ao inventá-los”.

Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, mas mudou-se ainda criança para Curitiba, onde vive até hoje, dedicando-se à literatura.

continua após a publicidade

Lançamento:
Cristovão Tezza autografa “Beatriz” em Curitiba, no dia 17 de novembro (quinta-feira), às 19h, na Livraria Arte e Letra (Rua Pres. Taunay, 130 – fundos da Casa de Pedra – Batel).

Título: Beatriz.
Autor: Cristovão Tezza.
Páginas: 144.
Preço: R$ 34,90.