continua após a publicidade

A recente crise de criatividade dos Rolling Stones aparentemente chegou ao fim. Durante a turnê mundial Licks 2002/3, comemorativa dos 40 anos da banda, Keith Richards chegou a dizer que eles tinham esgotado sua força criativa mas tinham um catálogo de canções que praticamente nenhuma outra banda possuía e, graças a isso, continuavam enchendo estádios.

Mas parece que depois dos 116 concertos na América, Europa e Ásia para 3.465.996 pessoas, os rapazes recuperaram o vigor. O produtor Don Was deu uma entrevista entusiasmada à revista Billboard sobre as sessões de gravação de um álbum em Paris, já concluídas. "Mick e Keith estão compondo canções em conjunto como não acontecia desde os anos 60. Os fãs antigos dos Stones vão vibrar e os novos fãs vão entender porque eles são a maior banda de rock do mundo," afirmou Don Was.

Enquanto o disco não vem, os Stones lançam seu oitavo registro ao vivo, Live licks, um disco duplo que traz grandes sucessos no primeiro CD e algumas canções menos conhecidas no segundo disco.

continua após a publicidade

Numa das entrevistas de lançamento de Live Licks, Jagger disse que a banda até hoje treme quando vai gravar um disco ao vivo e morre de nervoso quando vai entrar no palco, principalmente nos primeiros shows de uma turnê (parece piada alguém que entra em palco desde 1964). A banda entra arrasando no disco um em Brown sugar, canção alusiva à heroína de 1971, quando o uso de drogas pela banda estava no pico (argh!). Eles mixam sucessos dos 60, como Paint it black, uma das primeiras canções de rock com cítara no original de 1966, e Street fighting man, alusiva aos distúrbios estudantis contra a gerra do Vietnam em 1968. E ainda Honky tonk women, canção composta numa fazenda do interior de São Paulo que conta com os vocais de Sheryl Crow, o hino da insatisfação (I can get no) Satisfaction e outra canção alusiva às drogas, You can?t always get what you want.

No segundo disco estão inéditas em gravações ao vivo, prosseguindo um resgate de repertório iniciado em 1995 com Stripped e prosseguindo em 1998 com No security.

continua após a publicidade