Um concurso de desenho promovido pela Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), com apoio da Secretaria Municipal da Educação, está incentivando alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) de escolas públicas e particulares de Curitiba a descobrir e preservar a cultura italiana do bairro.
As escolas estão organizando turmas e incentivando meninos e meninas a produzir textos para acompanhar os desenhos do concurso que tem como tema "A cultura italiana na ponta do lápis". Os desenhos devem retratar aspectos e características de Santa Felicidade.
Incentivar as crianças a desenhar o bairro é, segundo o presidente da ACISF, Beto Madalosso, uma forma de levá-las a conhecer os valores construídos pelos imigrantes italianos. "Somente na avenida Manuel Ribas existem cerca de 15 casas de interesse público. A idéia é despertar as crianças para os diferentes elementos que compõem o bairro", disse Madalosso.
Cada escola poderá inscrever apenas um desenho. A seleção deve ser feita até 30 de setembro, último dia para que o trabalho seja enviado para a sede da ACISF, que funciona na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.
Os autores dos três melhores desenhos serão premiados com uma televisão 14 polegadas, bicicletas e CD player portátil. Muitas escolas municipais de regional Santa Felicidade aderiram ao evento. "Só se ama aquilo que se conhece. A produção dos desenhos e as pesquisas em sala de aula estão ajudando as crianças a conhecer mais a cidade", disse a chefe do núcleo da educação da Regional de Santa Felicidade, Maria José Serenato.
Imigração
Na Escola Municipal Jardim Santo Inácio, as professoras aproveitam o concurso para incentivar os alunos a conhecer, além da história da imigração italiana, também a característica dos principais pontos turísticos. Antes do desenho, as crianças fizeram pesquisas na internet e buscaram em livros detalhes sobre as atrações de Santa Felicidade.
Na turma da I Etapa do Ciclo II, a professora Marizete Maria Dal Pereira relembrou aos alunos as aulas do primeiro semestre do ano, quando a formação dos bairros foi matéria ensinada em sala de aula. "O concurso acabou servindo como um novo estímulo para que os alunos discutissem as diferenças na formação de nossas comunidades", disse a professora.
O Portal de Santa Felicidade serviu de inspiração para a maioria dos alunos. A avenida Manoel Ribas, conhecida pelos restaurantes, o artesanato, os bosques e costumes dos moradores do bairro também foram retratados pelos alunos. "Escolhi o Portal porque ao passar por ele as pessoas descobrem todas as belezas do bairro", disse o aluno de 9 anos, Leonardo Wolinger Fogaça.
Na sala ao lado, os colegas mais novos da turma da I Etapa Ciclo I também se esforçaram para que o desenho escolhido pela escola fosse de um dos colegas. Giovana de França Ribas, de 7 anos, escolheu a Casa dos Contos para reproduzir no papel. "Essa casa guarda contos e anedotas dos moradores do bairro", descreve a menina orgulhosa pela produção.
A gastronomia e o vinho de Santa Felicidade foram pintados por Bruno Mateus Ehrenbrink, de 7 anos. "Quem vem para Curitiba quer conhecer a comida dos restaurantes de Santa Felicidade", justifica o aluno.
A escolha dos melhores desenhos e a premiação acontecerá no dia 7 de outubro, na sede da ACISF. Mais informações e o regulamento do concurso podem ser conferidos no portal da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade www.acisf.com.br.